O CDS anunciou o nome de Hélder Costa como candidato à presidência da Junta da Sabacheira, nas eleições Autárquicas que irão decorrer neste ano. Hélder Costa, de 64 anos, é natural da freguesia da Sabacheira e desempenhou as funções de Técnico de electrónica de aparelhos médicos, bem como de Empresário de restauro de construção civil em França, e em Tomar, onde continua a desenvolver essa actividade.
É vice-presidente da Concelhia de Tomar do CDS e Vogal na Comissão Política Distrital de Santarém. Foi candidato, precisamente, à Junta de Freguesia da Sabacheira nos anos de 2005 e 2009. Numa nota de imprensa enviada para a Hertz, o CDS refere que Hélder Costa e a sua equipa «têm como programa para a freguesia um período de oito anos», destacando a «criação de um parque empresarial, aproveitando o eixo rodoviário e ferroviário existente».
«Pretende-se aproveitar os recursos endógenos da freguesia, como o ambiente e o património cultural. Sobre o ambiente, pretende-se lutar contra a poluição no rio Nabão e valorizar as suas margens, não apenas o Agroal (a margem Tomarense), mas também aproveitando para fins turísticos vários açudes existentes no rio, criando praias fluviais e espaços de lazer e de fruição. Continuar a construção do saneamento básico na freguesia, plano que se espera desenvolver também em colaboração com a Câmara Municipal de Tomar», é sublinhado neste mesmo texto que ainda aborda a área cultural para referir que o candidato «pretende apoiar a criação de um museu sobre a história da freguesia e em especial valorizar a história recente e a sua ligação ferroviária (estação de Fátima) ao fenómeno de Fátima e respectiva peregrinação», um projecto que «será feito em parceria com várias colectividades da freguesia, do concelho e instituições religiosas. Pretende-se também fazer a sinalização de vários monumentos históricos e arqueológicos da freguesia».
A apresentação pública da candidatura será realizada no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 20 horas, no restaurante “O Castiço”, em Vale dos Ovos.