O Município da Chamusca assinala no próximo dia 4 de fevereiro, o dia Mundial da Luta Contra o Cancro e traz a palco no Cineteatro da Chamusca Marine Antunes, uma sobrevivente que fala do “Cancro com Humor”, tema que transformou em livro de crónicas e que nos traz para falar da sua luta na primeira pessoa. Num testemunho real da autora, uma partilha única e pioneira que utiliza o humor como um aliado à sua comunicação, usando-o como uma ferramenta para falar de um tema tão difícil como o cancro.
Um testemunho irreverente, humorístico, mas brutalmente verdadeiro, que prova que é possível rir no caos, numa Palestra que mostra a importância de uma atitude positiva para enfrentar a doença. Um discurso positivo e inspirador para os doentes oncológicos, mas também para os seus cuidadores. Uma partilha para todas as pessoas (com ou sem cancro), que devem ser sensibilizadas para a doença através de uma forma criativa e direta de apelar à humanidade dos serviços de cuidados de saúde aos profissionais da área.
Na perspetiva de Marine Antunes “a doença pode ser vencida sorrindo, aliás, o humor é um aliado da quimioterapia. A minha perspetiva é ao contrário: o doente é o herói, a doença é que é o inimigo. Assim, quero levar-lhe humor, valorizá-lo. Aliás, valorizá-los, aos meus carequinhas, que é como lhes chamo, com muito carinho. Dou sempre o exemplo do António Feio. O cancro nunca tomou conta dele.” Depois de vencido o linfoma diagnosticado aos 13 anos, que lhe mudaria para sempre a vida, Marine decidiu ajudar outros doentes de cancro, tendo criado o projeto “Cancro com Humor”, o movimento “Careca Power” e a associação “Cancro com Humor”, sem fins lucrativos. A entrada para esta palestra é livre.