No âmbito do Protocolo de Colaboração assinado com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, no passado dia 20 de janeiro de 2017, o Município de Alcanena acolheu uma família de refugiados, que chegou a Portugal na quarta-feira. Trata-se da família Haj Hasan, família nuclear composta por 6 elementos (um casal e quatro filhos menores). Os membros deste agregado familiar falam apenas árabe e provêm do contexto urbano de Aleppo, Síria. A família foi recebida no aeroporto de Lisboa pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e pela equipa da Divisão de Desenvolvimento Humano e Social da autarquia, seguindo, depois, para Alcanena, onde foi recebida na Câmara Municipal, pelas 17:00h, contando com a presença dos funcionários do Município.
Após a receção nos Paços do Concelho, a família Haj Hasan, constituída por Hussein Haj Hasan (pai, 36 anos), Hman Haj Hasan (mãe, 34 anos), Amal Haj Hasan (filha, 12 anos), Fatmah Haj Hasan (filha, 9 anos), Aya Haj Hasan (filha, 7 anos) e Mohammad Haj Hasan (filho, 3 anos), seguiram para o Bairro Timor Lorosae, em Alcanena, onde conheceram a habitação em que fica instalada, a qual foi preparada com muito empenho e carinho para os receber. De referir que o acolhimento desta família síria contou já com várias doações de particulares e empresas, como é o caso da empresa J.J. Louro. Os interessados em contribuir com doações de bens e/ou artigos para esta família, deverão contactar a Divisão de Desenvolvimento Humano e Social da Câmara Municipal de Alcanena, na Rua da Cova, nº 6, 2380-051 Alcanena, ou através do telefone 249 890 026.
A professora Manuela Henriques manifestou já à autarquia a sua disponibilidade para ensinar Português a esta família síria, durante as próximas semanas, de forma a facilitar a sua integração a nível social, escolar e profissional. Também Badia Amerraye, natural de Marrocos, de disponibilizou para ajudar na comunicação com esta família síria, uma vez que é falante de árabe. www.cm-alcanena.pt