Encontram-se abertas, até ao dia 6 de março de 2017, as candidaturas ao Programa Empreende Já, uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem, que se destina a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades de economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação.
Entre 2016 e 2018, o programa terá duas edições, cada uma com duas ações distintas.
A primeira destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de aquisição de competências por parte dos jovens, enquanto a segunda se destina a apoiara a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores. O IPDJ pretende envolver, na primeira ação deste programa, 630 jovens NEET, dos 18 aos 29 anos, e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.
Os jovens empreendedores terão, durante 6 meses, uma bolsa mensal de apoio financeiro, no valor de 691,70€, equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS), e os que passarem para a segunda ação receberão 10.000€ para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. As candidaturas das/os jovens são efetuadas online, na plataforma do programa em https://eja.juventude.gov.pt até 6 de março de 2017.
Para mais informações, contacte s Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, através dos seguintes contactos: Lisboa: Manuela Serra (Telefone: 218 920 800 | Email: manuela.serra@ipdj.pt)
Santarém: Paula Costa/José Branco (Telefone: 243 350 410 | Email: paula.costa@ipdj.pt / jose.branco@ipdj.pt)
Setúbal: Paula Pacheco (Telefone: 265 546 063 | Email: paula.pacheco@ipdj.pt) www.cm-alcanena.pt