Início REGIONAL TORRES NOVAS – Secretário de Estado do Ambiente presidiu ao lançamento dos...

TORRES NOVAS – Secretário de Estado do Ambiente presidiu ao lançamento dos novos sistemas de saneamento

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, esteve em Torres Novas durante todo o dia de quinta-feira, 22 de dezembro, para presidir ao lançamento dos novos sistemas de saneamento que a Águas do Ribatejo tem em construção. Os sistemas de saneamento de Chancelaria/Pedrógão e Lapas/Ribeira Branca fazem parte de um pacote de investimentos de 34 milhões de euros que se estima concluir no concelho até ao final de 2018.

Projetado para uma população estimada de 3.102 habitantes, o subsistema de saneamento da Chancelaria/Pedrogão significa um investimento de 4,3 milhões de euros. Serão construídas uma ETAR, seis estações elevatórias e colocados emissários e condutas em Adofreire, Alqueidão e Pedrógão (freguesia de Pedrógão), Carvalhal da Aroeira, Nicho dos Rodrigos e Rodrigos (freguesia de São Pedro), Chancelaria, Lugarinho, Mata e Pafarrão (freguesia de Chancelaria), servindo as respetivas populações.

A empreitada das Lapas /Ribeira Branca custará cerca de 3,5 milhões de euros, para servir 2.768 clientes, aproximadamente. Está prevista uma ETAR e oito estações elevatórias para servir as aldeias de Casais Martanes (freguesia de Pedrógão), Almonda, Videla e Zibreira (freguesia de Zibreira), Casal da Pinheira, Ribeira Ruiva, Ribeira Branca e Lapas (freguesias de Lapas e Ribeira Branca). Para 2017, está previsto o arranque dos sistemas da Rexaldia, Fungalvaz, Lamarosa e Alcorochel, que garantirão uma cobertura na rede de saneamento de mais de 80% em Torres Novas.

Carlos Martins foi recebido nos Paços do Concelho pelas 9h30. Seguindo-se uma sessão de trabalho com os administradores da Águas do Ribatejo e com os presidentes de Câmara presentes. A visita ao concelho começou pelas 10h45, no estaleiro central da empreitada do sistema de saneamento de Chancelaria/Pedrógão. Tendo decorrido pelas 11h30 o lançamento da primeira pedra desta obra. Às 12h30 houve visita à obra do Sistema de Saneamento Lapas/Ribeira Branca. Durante a tarde, decorreu uma reunião com o executivo municipal e a Comissão Municipal de Acompanhamento do rio Almonda. www.cm-torresnovas.pt