Faltam quatro jornadas para o final da primeira fase do Campeonato de Portugal. O Fátima, que lidera a Série E, tem cinco pontos à maior do que o terceiro classificado – neste caso o União de Leiria – uma margem que aparenta ser tranquila e suficiente para que o actual campeão da 1ª Distrital da Associação de Futebol de Santarém possa ficar mais perto de chegar à II Liga. Importa recordar que depois de garantir um lugar entre os dois da frente, a equipa treinada por Silveira Ramos ainda terá pela frente um play-off com os os outros conjuntos de topo das restantes séries, pelo que ainda há esse caminho a percorrer. Mas, por fases, a verdade é que o Fátima está perto de ultrapassar o primeiro obstáculo.
Não tem tarefa fácil até final desta fase inicial. A começar já pela primeira jornada de 2017, altura em que os fatimenses se deslocam ao reduto do União de Leiria. Uma vitória seria dar mais de passo e meio rumo ao apuramento. Um empate iria manter essa boa almofada pontual. Depois, segue-se a recepção ao Benfica de Castelo Branco. Haverá, ainda, nova saída, no caso ao reduto do Sernache, sendo que a prova será fechada em casa, frente ao Sertanense, actual segundo posicionado. Se o Fátima fizer o normal, ou seja, se vencer “apenas” em casa (onde não perde desde Março de 2015 e desde então soma vinte e uma vitórias e quatro empates), esses seis pontos já serão suficientes.
Alcanenense na luta pela manutenção – Já na Série F, o Alcanenense tem o seu destino traçado, ou seja, irá lutar pela manutenção no Campeonato de Portugal. A quatro jornadas do final da primeira fase, os ribatejanos têm onze pontos a menos do que o segundo classificado. Matemáticamente ainda não é impossível… mas seria necessário um milagre. Ainda assim, convém dizer que o Alcanenense é uma equipa com capacidade acima da média de entre as restantes equipas pelo que não terá problemas em segurar a muito justa permanência. Foto Fátima, Futebol Sad, Facebook