O autocarro do projeto de promoção e educação para a saúde nas escolas denominado “Geração Saudável” visita as Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos do concelho de Santarém, até dia 16 de dezembro. A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde Pública, desenvolvido pela SRSRA – Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF – Ordem dos Farmacêuticos (OF), que tem como objetivos contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens. O público-alvo são os alunos do 2 º ciclo, com integração pontual de alunos do 1º e 3º Ciclos, para além dos professores, familiares dos estudantes e população em geral, vistos como público-alvo secundário.
Os temas abordados são o uso responsável do medicamento e a diabetes, sendo a formação ministrada num autocarro adaptado, com um auditório e uma divisão destinada à projeção de filmes educacionais e jogos didáticos associados à temática do projeto. As temáticas abordadas nas formações do projeto são bienais, sendo que nos primeiros quatro anos de projeto foram abordadas as temáticas da sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), nutrição e higiene oral, enfarte agudo do miocárdio, obesidade infantil e diabetes. Neste momento e durante o próximo ano letivo serão abordadas as temáticas da Diabetes, Uso Responsável do Medicamento e Dependências e comportamentos aditivos.
Atualmente o projeto é reconhecido e apoiado institucionalmente por diversas entidades, tais como a Direcção-Geral da Saúde (na temática da diabetes), a Confederação Nacional das Associações de Pais e a Associação Nacional de Professores, o que muito dignifica o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do projeto, tendo recebido igualmente o honroso Alto Patrocínio da Presidência da República. O Projeto Geração Saudável foi ainda premiado na 20ª edição dos Prémios Almofariz, com o Prémio Almofariz de Projeto do Ano. No ano letivo 2015/2016, o projeto esteve presente em sessenta e seis escolas, formando aproximadamente doze mil e quinhentos alunos, quinhentos e cinquenta professores e duas mil pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.
Este projeto insere-se no Programa Municipal de Combate à Diabetes e resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Santarém e a Ordem dos Farmacêuticos. O projeto visa contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas; educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis; alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dando a conhecer a importância da prevenção; integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens e contribuir para uma população mais saudável a longo prazo, com principal ênfase na população mais desfavorecida. www.cm-santarem.pt