Este é um exclusivo Rádio Hertz: a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), questionada pela nossa redacção a propósito da poluição visível no rio Nabão desde há algumas semanas a esta parte, garante que «efetuou uma fiscalização conjunta com o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, no dia 15 de Novembro, à ETAR de Seiça e à ETAR do Alto do Nabão, tendo sido recolhidas amostras compostas de 24 horas, à saída das ETARs». No dia seguinte, refere esse mesmo esclarecimento, «foram recolhidas amostras pontuais, nas linhas de água, a montante dos pontos de rejeição das ETARs referidas». A APA assegura que «à data das fiscalizações nada foi detetado que aparentemente pudesse ser considerado anormal, as ETAR encontravam-se em funcionamento normal aparentando um bom funcionamento. A análise às amostras recolhidas não se encontram ainda concluídas, e só após a obtenção dos resultados se pode constatar da sua conformidade com a licença de descarga».
A Agência Portuguesa do Ambiente confirmou à Hertz que «foi alertada para a situação por email, a 17 de Outubro, pelo município de Tomar, dando conta do aparecimento de bancos de espuma e da coloração escura das águas do Rio Nabão, visíveis junto da ponte velha. A Equipa do SEPNA da GNR procedeu à fiscalização de eventuais focos de poluição, e após trabalho de verificação e pelas dúvidas com que se depararam solicitaram o apoio da APA». Fica a garantia de que esta entidade e a GNR «continuam a acompanhar a situação, fiscalizando eventuais causas de poluição na bacia hidrográfica do Nabão.
Poluição do Nabão em cima da mesa: Anabela Freitas reúne com secretário de Estado do Ambiente – Entretanto, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, vai ter uma reunião com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, na próxima quinta-feira, em Lisboa. Para além de temáticas diversas relacionadas com o ambiente, a que a edilidade tem prestado uma atenção especial como o atesta o facto de ser uma das cidades que integra o projecto Climadapt, relacionado com a prevenção das alterações climáticas, a autarca vai chamar a atenção do governante para um dos problemas que neste momento mais a preocupam: a crescente ameaça de poluição do rio Nabão.