O período de candidaturas ao 2.º Concurso de Ideias de Negócio do projeto Incubar+Lezíria terminou no passado dia 2 de dezembro, com um total de 36 ideias rececionadas. Este é o segundo de quatro concursos que o projeto de apoio ao empreendedorismo prevê, e que tem como objetivo promover a criação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo. A idade média dos concorrentes foi de 33 anos, tendo a maioria dos candidatos uma sólida formação (mais de 70% com grau universitário, sendo 6% Doutores, 21,2% Mestres e 43% Licenciados). Relativamente à origem destes empreendedores, 10 deles residem em concelhos fora do Ribatejo.
Rececionadas as 36 candidaturas, a próxima fase do concurso é a realização de uma pré-seleção dos projetos, que serão posteriormente apresentados perante o júri do concurso, que decidirá os três vencedores. Os concursos de ideias de negócio Incubar+Lezíria atribuem um conjunto de benefícios aos três projetos vencedores de cada edição, nomeadamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado, por um período de três meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a Incubação física (pós-início de atividade) em sistema de co-working reservado por um período de 6 meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a participação num Programa de Aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência, a participação no NERSANT Business e ainda uma bolsa monetária para transformação da ideia de negócio em iniciativa empresarial.
O projeto Incubar+Lezíria é um programa dinamizado pela NERSANT, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelo Agrocluster Ribatejo e pela Desmor, que visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo. O programa dirige-se a todos os empreendedores, sobretudo os mais jovens e qualificados, oriundos de qualquer local, que estejam interessados em iniciar uma atividade ou criar uma empresa inovadora e sediá-la num dos concelhos pertencentes à Lezíria do Tejo. Os interessados em saber mais sobre o projeto e participar nas suas atividades deverão visitar o portal do programa (http://incubarmaisleziria.pt) ou o portal do Sítio do Empreendedor em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt.