É uma preocupação do Município de Vila Nova da Barquinha que o sistema de abastecimento de água em baixa seja eficiente, bem como dotar o concelho com saneamento de águas residuais na quase totalidade do seu território. Na sequência deste desígnio, está concluído o Sistema Intercetor de Águas Residuais – ETAR da Praia do Ribatejo, encontrando-se esta infraestrutura a receber, desde o início do corrente mês de dezembro, as águas residuais da sede de freguesia, a Praia do Ribatejo.
No sentido de dotar as restantes localidades daquela freguesia de saneamento básico, a Câmara Municipal apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) no âmbito do Ciclo Urbano da Água, tendo como objetivo o financiamento a redução da poluição urbana nas massas de água e o fecho de sistemas de saneamento de águas residuais. Com esta nova obra dotar-se-á a zona norte da freguesia da Praia do Ribatejo com um sistema público de recolha, drenagem e tratamento de águas residuais domésticas. Esta irá beneficiar as populações dos lugares de Madeiras, Casal Pintainhos, Casal Jacinto, Portela, Laranjeira, Vale Poços e Fonte Santa.
Atualmente, os efluentes produzidos na área em questão não são sujeitos a tratamento, sendo lançados nas linhas de água, por descarga direta ou após recolha em fossas sépticas individuais. A obra permitirá executar as redes de drenagem em baixa, e a rede será ligada à estação elevatória das Madeiras e, posteriormente, bombada para a ETAR de Praia do Ribatejo. Este investimento será de 1.315.952,36 €,
cofinanciado em 85% pela União Europeia através do programa POSEUR, no âmbito do Portugal 2020, sendo a componente nacional suportada pelo Município conforme consta do Orçamento para 2017.
Com a entrada em funcionamento da ETAR da Praia do Ribatejo e com o saneamento nas zonas norte da freguesia, o Município estará em sintonia com os objetivos e recomendações do “Relatório da Comissão de Acompanhamento Sobre Poluição no Rio Tejo”, divulgada publicamente em novembro de 2016. Desta forma, o concelho fica dotado de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas, em todas as suas freguesias, melhorando a qualidade das massas de água, protegendo e valorizando o ambiente natural e humano.