A cidade natal de Fernando Lopes Graça será palco de diversas actividades evocativas do 110.º aniversário deste compositor cujo nome está incontornavelmente ligado à cidade de Tomar. No próximo dia 17 de Dezembro, Sábado, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca, será a vez da cidade natal do compositor Lopes Graça receber a evocação da sua memória, numa actividade realizada a partir da colaboração entre a Associação Lopes Graça, a Canto Firme de Tomar – Associação de Cultura e a Câmara Municipal de Tomar.
Iniciando-se com uma palestra sobre a vida e obra do compositor pelo Professor Doutor Mário Vieira de Carvalho, este evento de homenagem que marca o dia do seu nascimento há 110 anos, segue com a apresentação do livro Escritos Lampantes da autoria de António Sousa (numa parceria com o Jornal O Templário – Tomar) e termina com um concerto pelo Coro Misto Canto Firme. Já no dia 7 de Janeiro de 2017, pelas 18 horas, na Casa Memória Lopes Graça, é inaugurada a Exposição “Evocação e Homenagem a Fernando Lopes Graça”, marcada pela assinatura do protocolo entre o Município de Tomar, a Casa Memória Lopes Graça e a Associação Lopes Graça e a formalização da Associação dos Amigos da Casa Memória Lopes Graça.
Estas actividades da Associação Lopes Graça que homenageiam uma das figuras centrais da música em Portugal fazem parte de uma série de eventos evocativos do 110.º aniversário do nascimento deste compositor tomarense que passam também pelas cidades de Lisboa e Évora. No caso das actividades realizadas na cidade natal do compositor, estas estão integradas na actividade CantarNatal, habitualmente organizada pela Associação Canto Firme, instituição que, desde a sua fundação, se encontra ligada ao nome e à memória de Lopes Graça.