O projeto “INcluir: Oficinas para todos e para cada um”, dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém, e com apoio da Fundação EDP, foi apresentado no W-Shopping. Na cerimónia, onde o Projeto foi apresentado por José Josué, presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém e por Paula Pinheiro, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, estiveram presentes Susana Pita Soares, vice-presidente da Câmara de Santarém, Paula Domingos, em representação da Direção Nacional do Programa para a Saúde Mental, e Rui Rosa, diretor do W-Shopping.
“INcluir: Oficinas para todos e para cada um” visa a criação de “oficinas artísticas”, proporcionando um ambiente de criatividade, partilha, crescimento pessoal, mediado pela Arte, através da aquisição de competências técnicas da Pintura, Escultura e Desenho. O Projeto insere-se no âmbito de intervenção do Hospital de Dia de Psiquiatria (HDP), Unidade de Reabilitação Psicossocial, que funciona como internamento parcial e oferece cuidados psiquiátricos mediante um projeto terapêutico individual, com um programa de tratamento que enfatiza os grupos terapêuticos e sociais. O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HDS acompanha pessoas vulneráveis à exclusão social, nomeadamente pessoas com doença mental grave.
Desta forma, o projeto tem como principais destinatários pessoas com doença mental (DM), seniores e adultos, em risco de exclusão social e cidadãos da comunidade com vulnerabilidades a este nível mas sem acompanhamento pelo HDP. O Projeto, com duração inicial de um ano, tem como objetivo potenciar as competências pessoais, relacionais e artísticas dos participantes e consequente aceitação e reconhecimento do valor das pessoas com doença mental pela comunidade, através de ações diversificadas ao longo do tempo:
– realização de oficinas artísticas (in door) – trabalhos em carvão, tinta acrílica e escultura, monitorizados por um artista/professor de Artes em permanência e por artistas associados à Incubadora d’Artes, com participação pontual (voluntários);
– realização de oficinas artísticas em espaços públicos/comercial (out door) de passagem de elevado fluxo de cidadãos;
– elaboração de um livro de BD pelos participantes, com o apoio do professor/formador, um designer gráfico e um professor licenciado em português, com impressão em gráfica;
– realização de 2 exposições em espaços públicos
– organização das I Jornadas “Arte & Inclusão”
– participação no projeto In.Str, promovido pela autarquia Scalabitana,
Pretende-se pois, potenciar as competências pessoais, relacionais e artísticas dos participantes e consequente aceitação e reconhecimento do valor das pessoas com DM pela comunidade, criando um efeito multiplicador, através de ações diversificadas ao longo do tempo. No final da cerimónia foi ainda apresentado o Coro do Hospital de Dia, outra expressão artística, que brindou os presentes com algumas músicas natalícias. É de referir que este projeto tem como parceiros a Câmara Municipal de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o Instituto Politécnico de Santarém, o Centro Cultural Regional de Santarém e o W-Shopping.