O Riachense ficou mais líder da 1a Distrital depois de vencer, neste Domingo, em Tomar, num jogo em que os “alvinegros” somaram a sétima vitória em sete jogos enquanto visitante. Os comandados de Mário Nelson aproveitaram o momento menos bom dos tomarenses que num curto espaço de tempo somam duas derrotas em casa, tantas quantas tinham registado nos dois últimos anos. Ainda assim, valha a verdade, o União fez por merecer um resultado positivo. Registo para as críticas dos unionistas em torno de uma grande penalidade que ao cair do pano deu mesmo a vitória ao líder e não pode passar ao lado a exibição do guardião alvinegro, uma explicação para mais este êxito do Riachense.
Como referido, o Riachense ficou mais primeiro porque também viu o Coruchense ser travado pelo Torres Novas. Desde a entrada de Nando Costa que os “amarelos” se transformaram e para bem melhor uma vez que já não perdem há seis duelos.
Esta foi uma jornada de empates. Nem mesmo o Amiense conseguiu escapar a esta tendência diante do Mação, num jogo em que os comandados de Rui Gaivoto viram interrompida a sequência caseira cem por cento vitoriosa.
De resto, o Samora Correia saltou para o terceiro posto depois de bater o inconstante Cartaxo, enquanto o Fazendense, quinto classificado, empatou em Ourém e está a demonstrar ser uma equipa talhada para mais do que a simples manutenção.
Ainda nesta jornada, em Almeirim, o União bateu o frágil Benavente, confirmando o favoritismo que tinha na teoria. O conjunto da capital da sopa da pedra está muito forte enquanto visitado.
Em Santarém, por sua vez, num duelo entre aflitos, o empate foi o resultado, um desfecho que serve mais ao Pego já que os Caixeiros continuam abaixo da linha de água.
1a Divisão Distrital (resultados da 12a jornada): Amiense-Mação, 2-2, Ouriense-Fazendense, 1-1, Empregados do Comércio-Pego, 0-0, Samora Correia-Cartaxo, 3-0, U. Almeirim-Benavente, 3-1, Torres Novas-Coruchense, 0-0 e U. Tomar-Riachense, 1-2. Classificação: 1° Riachense, 29 pontos, 2° Coruchense, 26, 3° Samora Correia, 24, 4° Amiense, 23, 5° Fazendense, 21, 6°s U. Tomar e U. Almeirim, 18, 8° Mação, 17, 9° Torres Novas, 15, 10° Pego, 14, 11° Ouriense, 11, 12° Cartaxo, 10, 13° Empregados do Comércio, 7, 14° Benavente, 4. Próxima jornada (11/Dezembro): Mação-Ouriense, Fazendense-U. Tomar, Pego-Amiense, Cartaxo-Empregados do Comércio, Benavente-Torres Novas, Coruchense-Samora Correia e Riachense-U. Almeirim.