Os Independentes apresentaram uma proposta no sentido de se avançar para a criação de uma Comissão que possa avaliar, em curto prazo, uma solução para os constrangimentos já identificados com a aplicação das zonas de estacionamento tarifado. Este grupo, sublinhe-se, será constituído por um membro de cada força eleita na Assembleia Municipal de Tomar, com assessoria dos serviços técnicos da Câmara. Importa referir que na análise à entrada em vigor dos parquímetros, os partidos fizeram questão de recordar que todos votaram a favor do documento, excepção feita ao Bloco de Esquerda, o único a não concordar com a aplicação do estacionamento pago.
Rui Simões, membro da bancada dos Independentes, recordou uma proposta de alteração ao regulamento que tinha sido apresentada por Américo Pereira, presidente da freguesia Serra/Junceira. Rui Simões disse que há discrepância de tratamento aos moradores das artérias com zona de estacionamento, o que «causa prejuízos não só a residentes mas também a comerciantes»:
José Delgado, do Partido Social-Democrata, não teve dúvidas em dizer que a solução encontrada «está a criar assimetrias e desconforto entre os utentes». O eleito fala mesmo em «contestação geral», pelo que se deve corrigir a situação:
Hugo Costa, membro da bancada do Partido Socialista, recordou que quem agora assume uma posição crítica em relação ao estacionamento tarifado votou favoravelmente à implementação do serviço. O eleito lamentou que «algumas pessoas com responsabilidades» tentem passar a mensagem de que nada tiveram a ver com o assunto: