Num comunicado enviado para a redacção da Hertz, o Ministério da Agricultura considera «lamentável» que o deputado Duarte Marques, «não se tendo previamente informado, tenha reproduzido, em comunicado à imprensa, uma questão que, no Parlamento, colocou ao Governo, omitindo o esclarecimento que lhe foi prestado». Recorde-se que Duarte Marques, em declarações à Hertz, classificou como «lapso ou grave incompetência» o que catalogou como uma «situação criada pelo Governo que leva a que o distrito de Santarém fique de fora das ajudas financeiras destinadas à recuperação das actividades agrícolas afectadas pelos incêndios do último Verão». Duarte Marques recordou «que foram abertas duas linhas de financiamento para o efeito mas que por força deste esquecimento do Governo» não podem ser utilizadas por aqueles que foram afectados no distrito de Santarém».
Só que este conjunto de afirmações do deputado eleito pelo PSD já mereceu resposta do Governo. O gabinete do Ministro da Agricultura refere que «as listas de freguesias abrangidas constam de anexo aos referidos Despachos, sendo abrangidos por eles os agricultores que declararam prejuízos e cuja verificação foi feita e validada pelos serviços das Direções Regionais de Agricultura. Sucede que nenhum dos três agricultores do distrito de Santarém que declararam prejuízos decorrentes dos incêndios a que se refere o senhor Deputado, e cujas situações foram prévia e devidamente analisadas, reunia condições para se candidatar aos apoios em causa, razão pela qual nenhuma freguesia daquele distrito consta de qualquer um dos Despachos, tal como não constam muitas outras regiões do País, onde – felizmente – não se registaram prejuízos dessa natureza ou dessa dimensão».
O texto do Ministério refere que «não se tratou de qualquer esquecimento ou insensibilidade da parte do Governo, tratou-se antes de uma manipulação grosseira de informação por parte do senhor Deputado. Mais uma vez, o Ministério da Agricultura averiguou a situação junto dos serviços regionais, os quais não alteraram a sua posição sobre esta matéria. Numa primeira fase de análise, foram detetadas três declarações de prejuízos de agricultores, as quais não reuniram as condições para se candidatarem aos apoios em causa. Acresce que, é possível consultar no site do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza, e do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural (http://www.pdr-2020.pt/site/Candidaturas) o aviso de abertura de candidaturas à operação 8.1.4 (restabelecimento da floresta afetadas por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos – estabilização de emergência pós-incêndio), as quais foram aceites até ao dia 08 de novembro, abrangendo diversas zonas afetadas, entre as quais os concelhos de Abrantes e Sardoal, que se situam no Distrito de Santarém, como é do conhecimento do senhor Deputado Duarte Marques».