A Rua João Luís Almeida Noronha Botelho Falcão, na urbanização Quinta de S. Pedro, foi inaugurada nesta terça-feira. Esta cerimónia teve lugar numa altura em que se assinala o 40º aniversário da fundação da Associação dos Agricultores do Ribatejo, organismo de que João Falcão foi um dos fundadores. O momento solene contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Jorge Falcão, filho do homenageado, Pedro Seabra, Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Agricultores do Ribatejo, entre familiares, amigos e figuras públicas de Santarém que se associaram ao evento.
De referir que João Falcão nasceu e viveu em Santarém, tendo-se notabilizado através da sua participação cívica e na sua especialização na agricultura, onde se formou em engenharia agrónoma pelo Instituto de Agronomia de Lisboa em 1940. Participou na elaboração do Cadastro Agrícola do Ribatejo. Nos anos 60 e 70, João Falcão “dinamizou e participou numa organização luso-espanhola designada por “Movimento para o Desarollo do Vale do Tejo”, que teve como finalidade desenvolver as atividades ao longo do Tejo nos dois países, incidindo essencialmente na sua regularização e exploração, e respetivo impacto, em especial na Agricultura”
Para alem das atividades ligadas à agricultura, João Falcão “foi várias dezenas de anos mesário da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, em que se empenhou sempre com grande entusiamo, quer na Comissão de Organização de Touradas, à data fonte importante das receitas da Santa Casa, quer na Comissão para a Construção da nova Praça de Touros Celestino Graça, quer nas diversas obras da Santa Casa”. Em 1972 foi-lhe concedido o Grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, pelos longos serviços prestados à Agricultura em Portugal. www.cm-santarem.pt