O Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, recebeu, nesta quinta-feira, a sessão de assinatura do Protocolo de delegação de tarefas entre o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), os Grupos de Ação Local (GAL) e a Federação Minha Terra (FMT). A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres. As entidades representantes no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, assim como outros convidados, tiveram oportunidade de conhecer o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), recentemente aprovado pelo Governo, apresentado por Helena Freitas, coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), entidade responsável pela concepção do programa.
No período de intervenções, registo para as palavras de Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal e ainda da Direcção da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. Ficou uma análise sobre o papel desta última entidade.
Seguiu-se a Presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, que recuou até á década de oitenta para abordar as bases da iniciativa comunitária Leader. Por sua vez, Luís Souto Barreiros, presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, outra das entidades presentes neste protocolo, justificou, precisamente, esta adesão. A encerrar a sessão, registo para a intervenção do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, que sublinhou os exemplos de boas práticas de convivência entre entidades. Assista à reportagem da Hertze, em vídeo.