O auditório da Casa da Cultura de Oleiros, foi pequeno para a quantidade de pessoas interessadas em assistir ontem à apresentação do livro do pároco José António Ribeiro Gonçalves, “Luto: Realidade necessária e desafiadora – Vivências e interpelações pastorais na zona do Pinhal Interior Sul”. Além de amigos e colegas, o facto de ser “um filho da terra” fez com que muitos oleirenses quisessem assistir a este momento. Com o alto patrocínio do Município de Oleiros, que suportou todos os custos de produção, e com edição da RVJ Editores, este livro é o resultado do trabalho de mestrado de José António Gonçalves e constitui uma ferramenta de análise a um tema do qual não é fácil falar. A cerimónia de apresentação, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, sendo o livro apresentado por Jerónimo Trigo, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que acompanhou o autor neste processo e que escreveu o prefácio da obra.
Apesar do tema sensível, a cerimónia foi pautada pelo sentido de esperança e de positividade para “uma realidade pela qual todos temos de passar”. José António explicou que este livro era um projeto desejado há muito tempo e que só foi possível com o apoio do Vice-Presidente, Victor Antunes, e mais tarde do próprio Presidente da Câmara, Fernando Jorge. Tendo sido nascido no concelho e com a forte ligação que tem a Oleiros, o autor confessou que o livro só podia ser ligado a esta terra, fosse qual fosse o tema. Acima de tudo a mensagem foi de agradecimento, aos familiares e a todos os que permitiram que este projeto passasse a ser uma realidade.
“Luto: Realidade necessária e desafiadora” aborda o luto em várias vertentes: o que o constitui, como se manifesta, como se caracterizam essas manifestações, as recusas, os tipos de luto, as diferentes reações. É também feita a descrição de vivências do luto na Zona do Pinhal Interior Sul associando-as a tradições e à comunidade. Por fim, é abordado: o que fazer para ajudar pessoas ou a família em luto, a importância de perceber o fim do luto e ainda algumas sugestões pastorais no que se refere ao acompanhamento de pessoas em luto. O autor, José António Ribeiro Gonçalves nasceu em Roda, no concelho de Oleiros. Residiu e completou os seus estudos básicos no concelho de Oleiros, tendo seguido para fora de modo a alcançar a licenciatura e mestrado que possui. Desde 1995, desempenhou e ocupou vários cargos na Diocese de Portalegre – Castelo Branco. O livro está disponível para aquisição na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo, cujos lucros revertem para instituições de cariz social.
FOTO LUTO