No dia 3 de outubro teve início mais um ano letivo da Academia Sénior da Sertã, uma parceria entre a Câmara Municipal e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. No corrente ano letivo, 2016-2017, estão matriculados 130 alunos, 21 dos quais inscritos pela primeira vez, distribuídos pelas seguintes disciplinas: Agulha e Linha, Alimentos Funcionais, Artes Cénicas e Decorativas, Atividade Física, Bordado de Castelo Branco, Bordado Clássico, Cozinhar com Emoção, Dança, Ioga, Dicas de Economia, Francês, Inglês (Iniciação), Inglês (Continuação), Sociologia da Religião, História Local e Património Cultural do Concelho, História Universal, Informática nível I, Informática nível II, Informática (C), Informática (S), Temáticas Sociais, Turismo Cultural, Relaxar para Viver, Música e Aulas Avulsas.
As aulas da Academia Sénior da Sertã decorrem na antiga Escola Primária de Santo António (Escola da Academia), na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, na Escola Secundária da Sertã, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Sertã, no Pavilhão Desportivo Municipal e no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã.
A apresentação pública do ano letivo teve lugar na Casa da Cultura da Sertã, a 22 de setembro, onde foram recebidos os novos alunos e apresentados os horários das disciplinas e dos professores, em regime de voluntariado, das várias áreas de aprendizagem. Foram ainda homenageados, de forma simbólica, os alunos que concluíram cinco anos consecutivos de frequência na Academia, os quais receberam um certificado pela entrega e partilha dedicadas ao projeto. O evento culminou com um animado convívio, que teve lugar na Discoteca Big P, organizado pelo Balcão Sertã 3G. A Academia Sénior da Sertã surgiu em outubro de 2010, resultando de uma parceria entre a Câmara Municipal da Sertã e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Pretende ser um espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem, culturais, recreativas e de convívio para e com a população sénior do concelho, fomentando o voluntariado social.