O Coronel de Infantaria Francisco José Ferreira Duarte é o novo Comandante do Regimento de Infantaria 15, sedeado em Tomar. A tomada de posse decorreu na última terça-feira, no seguimento do despacho do Chefe Estado-Maior do Exército. Na cerimónia militar, que decorreu na parada do RI15 “D. Nuno Alvares Pereira”, a transferência de comando foi simbolizada pela entrega do Estandarte Nacional do RI15 pelo 2º Comandante do RI15, Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Paulo Abreu, ao Coronel Francisco Duarte. Após a cerimónia militar o Comandante do RI15, fez a sua apresentação aos Oficiais Sargentos e Civis do Regimento.
Biografia
Nasceu em Coimbra a 09 de Setembro de 1964 e foi promovido ao atual posto em julho de 2015. Tendo frequentado o Colégio Militar, ingressou na Academia Militar em 1984 onde concluiu o Curso de Infantaria, após o qual foi colocado na Escola Prática de Infantaria em Mafra. Desempenhou diversas funções nesta Unidade até à sua promoção ao posto de Major. Das diversas funções destacam-se as de:
– Instrutor dos diferentes Tirocínios e Cursos de Promoção a Capitão;
– Diretor do Curso de Sargentos;
– Comandante de Pelotão Mecanizado e Comandante de Companhia,
Simultaneamente frequentou e concluído, entre outros, os Cursos de:
– Instrutores de Educação Física Militar no CMEFD em Mafra;
– Curso de Metodologia de Instrução;
– Curso de Operações Especiais, no Centro de Instrução de Operações Especiais em Lamego.
Em 1994, participou na Missão Militar Portuguesa em Moçambique onde fez parte da equipa de instrutores que ministrou os cursos de Forças Especiais a Forças Moçambicanas na cidade de Nacala, tendo desempenhado igualmente as funções de assessor do 1º Batalhão de Forças Especiais Moçambicanas na cidade da Beira. Em 1996 no Huambo/Angola desempenhou as funções de 2º comandante da Companhia Logística 6 que integrava a Missão das Nações Unidas para Angola – UNAVEM III. Em 1998 participou na Cooperação Técnico Militar com Angola onde fez parte do grupo de assessores e foi professor no Instituto Superior de Ensino Militar Angolano. Em 2001 integrou o 2º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção que cumpriu a missão das Nações Unidas em Timor – UNTAET, onde desempenhou as funções de Oficial de Informações. Após conclusão do Curso de Estado-maior, em 2003, desempenhou funções na Divisão de Operações do Estado-maior do Exército onde ficou colocado.
Em 2004 regressou a Angola para exercer as funções de assessor e professor dos diferentes cursos a decorrer no Instituto Superior de Ensino Militar, de onde regressou já como Tenente-Coronel em 2005 para ser colocado no Comando Conjunto de Operações Especiais do EMGFA, em Oeiras. Em 2006 transitou para o Comando Operacional Conjunto da NATO (Joint Command Lisbon) em Oeiras, desempenhando funções na Célula de Operações Especiais durante dois anos. Neste período, entre as tarefas normais relativas ao seu cargo, foi ainda instrutor de três Cursos de Comando Conjunto de Operações Especiais “CJFSOCC” que decorreram em diferentes países na Europa.
Tendo sido nomeado Comandante de Corpo de Alunos do Colégio Militar em 2008, ai se manteve em funções até 2010, altura em que foi nomeado para a European Union Training Mission – Somália (EUTM–Somália) onde desempenhou as funções de Comandante do Campo de Treino de Bihanga no Uganda. Em 2012 integrou o contingente nacional no Afeganistão como assessor na Military Advisor Team (MAT) da 111ªDivisão Afegã de Kabul. Nos últimos 3 anos desempenhou funções no comando NATO – Joint Force Command em Nápoles na Itália, na área das operações (J3), mais especificamente como coordenador da secção de sincronização das operações. Ao longo da sua carreira concluiu diversos cursos nacionais e estrangeiros de que se destacam:
– Curso de Observador Militar;
– Curso Avançado de Combate em Áreas Edificadas;
– Curso NATO de Comando Conjunto de Operações Especiais “Combined Joint Force Special Operations Component Command – CJFSOCC”;
– Curso NATO de Planeamento Operacional (Operational Planning Course – OPC).
Da sua folha de serviços constam diversas referências elogiosas e louvores assim como condecorações nacionais e estrangeiras.