A Exposição de fotografia “Luz, Lugar e Encanto” de João Jerónimo estará patente na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, entre 8 e 31 de outubro de 2016. A inauguração tem lugar dia 8 de outubro às 15h30. Esta Exposição nasceu da necessidade de retratar as pontes explicadas no livro “Memórias das Pontes”, da autora Teresa Aparício, o que resultou numa imensa recolha de imagens das pontes e dos seus contextos. A exposição pretende mostrar algumas das pontes presentes na publicação e alguns apontamentos e pontos de vista não incluídos, contribuintes para um ambiente, que, por vezes, se pressentia cheio de encanto.
João Jerónimo reside em Abrantes desde os 5 anos de idade. É licenciado em Gestão do Território – Ramo de Planeamento e iniciou a sua atividade Fotográfica em 2000. O interesse pela fotografia, no entanto, começou na infância, quando morou com os avós numa aldeia perto de Belver – Gavião, onde os passeios e as atividades ao ar livre favoreciam a observação e a contemplação, tendo a imagem, desde cedo, como um elemento de grande interesse. Mas foi apenas mais tarde já em 2000 que decide adquirir uma máquina fotográfica inteiramente manual, quando a era digital está a ganhar força. Não sabia nada do aspeto técnico da fotografia mas tinha a vontade de fazer o que fosse necessário para aprender. Depois de alguma formação na área de imagem, em fotografia a preto e Branco e em edição em vídeo, e oito anos mais tarde recomeça para a fotografia adquirindo uma máquina digital.
A atividade vai ganhando intensidade a partir de 2009 e surge a oportunidade de acompanhar as atividades culturais locais. Participa em duas exposições coletivas na galeria Municipal de Abrantes em 2009 e 2016. Em 2014 vê o seu trabalho publicado em duas edições locais: “Memórias das Pontes” de Teresa Aparício, neste caso numa ótica mais ilustrativa; e “Barragem de Castelo do Bode” acompanhando o texto de Diana Tomás sobre memória do pré e pós construção da barragem, onde se privilegiou o retrato das testemunhas desses tempos e a paisagem relacionada com a barragem e a albufeira no presente. Continua em atividade compulsiva, havendo a possibilidade de no futuro editar outros trabalhos fotográficos. A Exposição pode ser visitada no horário da Biblioteca, nos dias úteis entre as 9h00 e as 17h30 e ao sábado entre as 14h30 e as 18h00. www.cm-macao.pt