O Município de Tomar vai celebrar Outubro como Mês da Cidadania, Igualdade e Solidariedade. A iniciativa começa, simbolicamente, na data em que se celebra o Dia Internacional do Idoso, mas também o da Música, abarcando eventos do Município, entidades diversas e sociedade civil ao longo do mês. Assim, a sessão de abertura decorrerá pelas 16h30 de sábado, dia 1, no Complexo Cultural da Levada, com uma conferência por Isabel Ferreira e apresentação do livro “Coaching para reinventar a idade” e do DVD “Abrace a idade do ouro”. Antes, pelas 11h00, vão ser as crianças a serem também alertadas para a temática do mês com a iniciativa dos Sábados à Grande a decorrer na Biblioteca Municipal, intitulada “O Gato das Botas fala de Cidadania, Igualdade e Solidariedade”.
Em dia também especialmente dedicado à música, haverá uma arruada pelas ruas da cidade com as quatro bandas filarmónicas do concelho a que se seguirá, às 15h30, a Festa da Música na Praça da República. À noite, o Cine-Teatro Paraíso recebe a terceira edição da Gala Internacional do Acordeão dos Templários. Num fim-de-semana marcado igualmente pelos festejos populares do Clube Recreativo e Cultural da Freguesia da Sabacheira e pela Feira de Artes Colecionismo e Velharias (esta no domingo), o dia 2 de Outubro convida também a dois mergulhos no passado com uma visita gratuita ao Convento de Cristo e o Mercado da República a decorrer na Praça da República.
Segunda-feira, dia 3, será um dos dias fortes deste programa, aquele em que há condições para os utentes das várias IPSSs do concelho se deslocarem à Biblioteca Municipal onde decorrerão as comemorações do Dia Internacional do Idoso. Haverá feira/mostra das instituições sociais; rastreios; jogos tradicionais pelo Calma; ginástica para todos pelo Ginásio Clube de Tomar; atuação do Rancho do CIRE; inauguração da exposição “Rostos da História” pelo Projeto Mente Sã; apresentação do Turismo para Seniores / Programas Sociais pelo INATEL; Tuna da Universidade Sénior de Tomar; Tun‘IPSS e Grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Tomar. Em simultâneo decorrerá ainda boccia livre e workshops de danças seniores para técnicos pela Associação de Saúde Mental.
Duas importantes iniciativas marcam ainda esta primeira semana, entre muitas outras disponíveis no programa. Na terça-feira, dia 4, será feita a abertura de mais um concurso do Município para atribuição de habitação social. E na sexta, no Mercado Municipal, decorrerá uma Mostra da Cultura Cigana pelo Projeto Hai Shala.