A oitava edição do Festival Materiais Diversos – Festival Internacional de Artes Perfomativas teve início no dia 15 de setembro, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, às 21:30h, com o espetáculo de dança “A Banda – Dança para Músicos 2ª edição”, da coreógrafa Clara Andermatt, um projeto da Materiais Diversos que põe em colaboração uma dupla de artistas, um coreógrafo e um compositor, e uma banda filarmónica na criação de um espetáculo no qual os músicos são os intérpretes exclusivos. Clara Andermatt é a convidada desta edição e traz consigo um companheiro de longa data, João Lucas, que assinou a composição musical de algumas das suas coreografias mais emblemáticas.
Dando relevo ao ADN associativo das bandas filarmónicas e ao papel agregador e formativo que desde a sua origem desempenham, Dança para Músicos propôs-se em primeira mão como um projeto de participação voluntária no seio destas coletividades, na expectativa de que o encontro com artistas profissionais fosse um fator acrescido de motivação para a criação em coletivo e um mote para refletir sobre a própria natureza desse “fazer em conjunto”. A Banda joga com a ideia de estrutura numerosa, complexa e sofisticada de agrupamento musical, mas com a presença de apenas uma parcela dos músicos. A relação entre essa existência fantasmática da banda e a particularidade de cada indivíduo, de cada nota e de cada gesto, revela o brilho do singular como construção poética. A Banda, transporta-nos para uma ficção quase cinematográfica sustentada pela sedutora crueza de uma realidade sociocultural contingente; e testemunha assim a fragilidade e a força do encontro entre indivíduos, quando suportado na vontade e não somente nos compromissos da instituição.
Ficha Técnica
Direção Coreográfica e Musical | Clara Andermatt e João Lucas
Direção técnica e desenho de luz | Miguel Abelho
Interpretação | músicos da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense
Direção Musical da SFEM | António Claudino Dias
Produção executiva | Patrícia Bento/ Materiais Diversos com a colaboração de Elisabete Fragoso e Guy Swinnerton/ ACCCA
Produção | Materiais Diversos
No final, teve lugar uma Conversa Após Espetáculo e a Apresentação do Documentário “Floresta de Ruídos”, a partir da 1ª edição de Dança para Músicos, com realização de Mariana Basílio e Isilda Castro, montagem de Isilda Castro, produção de Mariana Basílio e Materiais Diversos, som de Mariana Basílio e imagem de Isilda Castro, Rui Almeida, Ricardo Pinto e Alexandre Moutinho (Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Instituto Politécnico de Tomar). A Câmara Municipal de Alcanena fez-se representar no espetáculo de abertura da 8ª edição do Festival Materiais Diversos pela sua Presidente, Fernanda Asseiceira, e pelos Vereadores Maria João Gomez, Luís Pires e Hugo Santarém, tendo também marcado presença no Cine-Teatro São Pedro, a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, a Vereadora da Câmara Municipal de Torres Novas, Elvira Sequeira, e o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Miguel Pombeiro, entre outras individualidades.
O Festival Materiais Diversos 2016 decorre de 15 a 24 de setembro, em vários espaços de Minde, Alcanena e Torres Novas. Dança, teatro e música, numa programação que conta com 5 estreias, uma reforçada escola de verão e laboratórios – Comunidade Artística Emergente -, aulas diárias, o encontro Outros Trabalhos: sobre criação e programação e animadas noites longas com DJs no Ponto de Encontro. Muitas serão as razões que justificam a visita a Minde, Alcanena e Torres Novas, aproveitando a riqueza natural e patrimonial desta região, a cerca uma hora de Lisboa. Consulte o programa dos Festival Materiais Diversos 2016 em http://www.materiaisdiversos.com/