A Câmara Municipal de Constância está a trabalhar no processo de atualização da Carta Educativa Concelhia e no Plano Estratégico Educativo do Concelho, pelo que vai começar a auscultar a comunidade sobre estas matérias. A Carta Educativa é, a nível municipal, o instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos a realizar no Concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que sejam necessárias satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico de cada município. O Plano Estratégico Educativo Municipal traduz-se num documento que visa refletir, estrategicamente, a médio/longo prazo sobre a educação formal e não formal em Constância, planear as intervenções mais relevantes e articular forças e vontades para o seu cumprimento.
Considerando que o município pretende que tanto a Carta Educativa como o Plano Estratégico Educativo Municipal transmitam uma imagem realista do que a comunidade concelhia ambiciona e porque a opinião de TODOS é importante, pretende-se:
– Promover várias sessões presenciais, dirigidas aos diversos intervenientes com competência em matéria de educação formal/não formal, nomeadamente associações e coletividades do Concelho, diretores de estabelecimentos de ensino privado e público na área de influência, organizações artísticas e desportivas com vertente de formação, IPSS locais com respostas sociais diretamente ligadas ao apoio a crianças e jovens, assim como as que possibilitam a aprendizagem ao longo da vida;
– Proceder à aplicação de questionários dirigidos a:
Alunos do 4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano;
Comunidade Educativa (docentes, não docentes, encarregados de educação e comunidade em geral);
Empresas locais.
Para além do contributo pessoal e profissional da comunidade e dos elementos técnicos envolvidos, este processo conta com o apoio técnico da equipa da Rede ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.