Alcanena quer ganhar o futuro e aposta na educação com a criação do Centro Escolar, num investimento orçado em 2,5 M€. Integrado no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o futuro Centro Escolar de Alcanena vai ser um equipamento educativo que vem valorizar ainda mais a assumida prioridade na educação no concelho de Alcanena. A candidatura é apresentada no próximo mês, com o concurso público e adjudicação da obra a ocorrer durante o 1.º semestre de 2017. As obras decorrerão em 2017 e 2018. O equipamento integra ainda a beneficiação das áreas comuns da EB2 Anastácio Gonçalves e áreas envolventes, considerando ser em terreno contíguo que se vai localizar o Centro Escolar de Alcanena.
Ainda neste âmbito, o Município de Alcanena está a elaborar a execução de um plano integrado e inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar, que incluirá Planos de Desenvolvimento Educativo Municipal, Projetos Educativos Municipais e Projetos Educativos de Escolas, bem como a implementação de medidas de promoção da cultura científica, das artes e das competências metacognitivas, da mesma forma que avança com o Programa Regional de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas e a orientação vocacional e qualificação profissional.
Meio milhão de euros no apoio aos alunos
Com o Município de Alcanena a assumir um papel determinante na educação, ainda de acordo com as suas competências, a autarquia reserva para este letivo cerca de meio milhão de euros no apoio aos alunos. Por exemplo, no âmbito do programa de generalização do fornecimento das Refeições Escolares aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da educação pré-escolar, o Município de Alcanena fornece cerca 70 mil refeições com uma despesa total de cerca de 110 mil euros. Mas também contribui para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde dos mais novos com a implementação do fornecimento da fruta escolar às crianças.
Já no que toca ao transporte escolar, estima-se que para este ano letivo o custo da rede atinja o valor de 120 mil euros, ao qual se soma mais 65 mil euros para apoiar o transporte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e no apoio a atividades escolares. Mais uma vez, neste ano letivo o Município de Alcanena continuará a atribuir o Apoio Extraordinário a Estudantes do Ensino Superior dedicando para o efeito uma verba de 50 mil euros.
O investimento na educação também se manifesta nas visitas de estudo, programas de enriquecimento curricular aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, dinamização do Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, mas também pelo incremento do ensino de Inglês, Música, Atividade Física e Desportiva e Natação com os quais o município de Alcanena despende uma verba no valor de 75 mil euros com parceiros, técnicos e logística. Recorde-se que o Agrupamento de Escolas é constituído por todos os estabelecimentos públicos de educação e ensino do concelho de Alcanena, num total de 11 jardins de infância (educação pré-escolar), 10 escolas do 1.º ciclo do ensino básico e as escolas básicas Dr. Anastácio Gonçalves e de Minde e Escola Secundária de Alcanena para o 2.º e 3.º ciclo, com uma população escolar a rondar os 1600 alunos.