Início CULTURA TOMAR – Fernando Nunes “bateu com a porta” na direcção do Centro...

TOMAR – Fernando Nunes “bateu com a porta” na direcção do Centro Recreativo de Alviobeira

Como foi tornado público o edifício do Centro Recreativo de Alviobeira necessita de grandes obras de mudança do telhado, que ainda é em placas de fibrocimento bem como de pintura geral do edifício. Obras que orçados rondarão os 25 mil euros. Dado os recursos financeiros, existentes e dado mais de 50% dos associados estarem com quotas em atraso, os fundos existentes são para mera manutenção do edifício como água, luz e IMI que não é tão pouco como isso. Daí, terem pensado em concessionar o bar, e essa pretensão foi devidamente autorizada e aprovada numa recente Assembleia Geral.

Porém para além dos membros da direcção, só o presidente – Fernando Nunes e o tesoureiro José Ribeiro da Costa e mais um ou outro, bem como o presidente da Assembleia Geral- Carlos Silva, e mais um ou outro membro; verem que esta seria a melhor solução de rentabilização do espaço, aliado a dar vida a esta edifício, foram publicados os avisos do concurso de alugar o espaço. Só concorreu, um interessado, neste caso quem tem gerido o café da Amizade na Rua da Igreja em Alviobeira e o valor apresentado foi pretexto para que os que não aceitam o arrendamento do bar, ser considerado baixo demais, e oporem-se (em maioria dos membros da direcção) que o arrendamento fosse feito.

Fernando Nunes bate com a porta e entrega as chaves – Fernando Nunes, presidente eleito e em exercício, vendo que a direcção estava contra o que uma Assembleia geral aprovou e sabendo que o valor pode ser baixo, mas é melhor que não ter rentabilidade alguma, ou mesmo prejuízo mensal, só por a porta ser aberta um ou dois dias por semana, decidiu bater com a porta e deixar a direcção, que ficou entregue ao vice-presidente Albino Alcobia. Registe-se que quem iria explorar o bar e servir refeições teria que fazer avultados investimentos e como garantia desses investimentos, cujo retorno é uma incógnita, pedia um contrato de arrendamento de cinco anos. As acessibilidades deste edifício ao 1º andar, são muito más e o espaço envolvente para aparcar viaturas quase que inexistente

Contactado o presidente da Assembleia Geral – Carlos Silva, o mesmo irá analisar uma solução e cabe-lhe agora convocar eleições antecipadas, já que o mandato desta direcção ainda iria durar mais um ano e meio. Fernando Nunes refere que segundo os estatutos, com sua demissão, tem que haver eleições antecipadas e eleger nova direcção e que esta direcção e Assembleia geral que ficou, só tem legitimidade para gerir o Centro até nova direcção tomar posse. Assim após a reunião havida neste sábado dia 10 de Setembro a direcção caiu, já que é isso que os estatutos referem e a direção provisória ficou entregue ao Presidente da Assembleia geral – Carlos Silva que vai realizar uma assembleia geral com vista à entrega de listas à nova direcção do centro

Numa altura em que terminaram de realizar a festa de Alviobeira de 2016 e com êxito, já que o objectivo foi conseguido e terem um lucro provável de 7 mil euros, (dos quais vão dar a percentagem exigida para o Conselho Pastoral e gestão da Igreja- dado a festa ter sido religiosa e que rondará os mil euros) e que, somado ao saldo que tem em caixa rondará os 9 mil, muito aquém ainda, do que se necessita para as obras, é uma pena, não remarem para o mesmo lado.

António Freitas