A Câmara de Tomar ainda não foi informada pela Direcção Geral dos Equipamentos Escolares sobre a continuidade em funcionamento do jardim-de-infância de Fetal de Cima, na união de freguesias de Além da Ribeira/Pedreira. Precisamente em torno deste processo, o vice-presidente e vereador da educação na autarquia nabantina, Hugo Cristóvão, disse, na recente reunião do executivo realizada esta segunda-feira, que não tinha qualquer informação oficial nesse sentido, negando que tenha sido ele a informar o presidente da Junta sobre a continuidade em funcionamento do JI. Hugo Cristóvão referia-se, em concreto, a declarações prestadas por Alexandre Horta à Hertz, onde o autarca aponta o nome do vereador: «Até ao momento, o Município não foi informado de coisa nenhuma. Segundo julgo saber, pelo menos num órgão de comunicação social, o senhor presidente de Junta de Além da Ribeira/Pedreira, disse que terá sido informado por mim. Ora isso não corresponde à verdade. É verdade que o senhor presidente me ligou num determinado dia e eu transmiti-lhe aquilo que ele já sabia por parte da mesma pessoa, ou seja, o director do Agrupamento, que me disse que por via interna sabia que a turma do jardim-de-infância estava aprovada. Isto foi aquilo que me foi transmitido pelo director do Agrupamento».
Recorde-se que a indicação da reabertura do Jardim-de-infância foi dada, ainda em Julho, à Hertz por Alexandre Horta, presidente da União de Freguesias de Além da Ribeira/Pedreira, já depois do processo de encerramento ter sido dado como adquirido pela própria Câmara de Tomar e pelo Agrupamento de Escolas Templários: «Já temos a comunicação oficial por parte do senhor director do Agrupamento Templários e também a confirmação do senhor vereador Hugo Cristóvão. Foi uma longa batalha e vale a pena lutar quando julgamos que temos razão, ainda por cima quando fomos parte da solução e não do problema».
Entretanto, na manhã desta quarta-feira, contactado pela Hertz, o director do Agrupamento de Escolas Templários, Carlos Ribeiro, confirmou essa reabertura, autorizada pela DGESTE – Direcção Geral dos Equipamentos Escolares. Uma autorização que não será então do conhecimento oficial da Câmara de Tomar.
Foto Junta de Freguesia de Além da Ribeira/Pedreira – Facebook