Maria da Conceição Coelho expõe “Retratos e paisagens de uma época” até dia 16 de julho, na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil. Nesta exposição, que pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, Maria da Conceição Pires Coelho, retratista de pessoas e de paisagens, “capta a alma de um momento no momento em que o faz. Em desenho, no caso das pessoas, em pastel de óleo, no caso das paisagens. Alguns retratos e algumas paisagens transformam-se em pinturas. As suas obras espelham e refletem uma época e o que nela sentiu e viveu, a singular personalidade que as executou. Esta exposição é uma oportunidade para conhecer o trabalho desta artista e nos reencontrarmos com o nosso próprio tempo”.
A artista, que já ultrapassou os 80 anos, e está representada em vários museus do País e em muitas coleções privadas em Portugal e no estrangeiro, é natural da Ilha de São Miguel, nos Açores e tem o Curso Superior de Pintura pela ESBAL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Doutoramento em História da Arte pela Universidade Católica de Milão, Licenciatura em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa.Durante 14 anos estudou música e piano. Nos Açores teve lições de música com a viúva do Músico Tavares Canário e depois, de piano, com Virgínia Moreira. Em Lisboa foi aluna de piano do Professor Lourenço Varela Cid Veloso Salgado (1970/71).
Medalha de Bronze do XVI Salão de Outono da Costa do Sol (1970), Medalha de Prata do Prémio LarioCadorago, Milão (1976) e Medalha de Bronze da Universidade Católica de Milão. Professora de História Geral da Arte da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, de 1973 a 1983 e Professora de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, de 1983 a 1993.
Participa em exposições desde 1954 e a sua obra está representada no Museu da Cidade (Lisboa), no Museu da Presidência da República (Lisboa), no Museu Nacional do Teatro (Lisboa), no Museu da Música (Lisboa), na Casa Museu Dr. Fernando Namora (Condeixa), na Casa Museu Amália Rodrigues (Lisboa), na Casa Fernando Pessoa (Lisboa), no Museu Carlos Machado (Ponta Delgada), na Câmara Municipal de Santarém, na Câmara Municipal do Sardoal e em várias coleções particulares (em Portugal, Itália, França, Bélgica, EUA – Chicago, Chile – Santiago e Ilha da Páscoa, Uzbequistão e Roménia). www.cm-santarem.pt