Início AGENDA TOMAR – Festa na Linhaceira evoca festividades com quase um século

TOMAR – Festa na Linhaceira evoca festividades com quase um século

A Festa em honra de Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos decorre na Linhaceira, no próximo fim-de-semana, dias 2 e 3 de Julho, numa manifestação de fervor religioso com um cunho de tradição que tem na procissão de domingo à tarde um dos seus momentos altos.
Mas esta será igualmente uma festividade muito especial. Num ano marcado pela vontade de voltar a congregar no recinto de festas da capela local as várias entidades da aldeia, haverá também momentos em que o passado será convocado, dentro do espírito de recuperação das raízes linhaceirense que a comunidade tem vindo a desenvolver.Assim, irá participar na procissão e na recolha de fogaças a Banda do Outeiro Grande, precisamente aquela que esteve presente na primeira festa religiosa da Linhaceira, em 1928. A comissão organizadora teve também a intenção de levar nesta procissão a fogaça da primeira juíza da festa e, embora isso não tenha sido possível, uma neta transportará neste cortejo uma réplica da mesma.
A festa começa no sábado, incluindo torneio de chinquilho às 17 horas, actuação do Rancho Folclórico da Linhaceira às 20 horas e actuação do grupo ED+ a partir das 22 horas. Novidade será a animação infantil com insuflável no recinto das festas, a partir das 17 horas.No domingo, a recolha de fogaças decorrerá a partir das 14 horas, a missa solene com bênção dos terços será às 17 horas e a procissão em honra de Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos às 18.
Às 19h15 haverá actuação da Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e às 22 horas actuação do conjunto Império. Muito recomendáveis são também os petiscos de que os visitantes podem usufruir, e que incluem frango assado, pipis, caracóis e caldo verde.