A Igreja da Graça acolheu hoje, dia 25 de junho, o Concerto de Verão da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, de encerramento da temporada, que conta com a participação de 25 instrumentistas e 70 coralistas, do Coro e Orquestra da Academia de Música de Santa Cecília, com direção de António Gonçalves, e do Schola Cantorum da Catedral de Santarém, que conta com a participação do Coro dos Pequenos Cantores e da Capela do Divino Salvador, com direção de Pedro Rollin Rodrigues, que interpretam a “Missa Brevis” KV 259 de Mozart e Madrigais Europeus dos séculos XV e XVI.
A “Missa Brevis” foi interpretada pelo Coro e pela Orquestra da Academia de Música de Santa Cecília, sob a direção de António Gonçalves, sendo cantores solistas Francisca Pizarro (soprano), Ema Sá (contralto), João Afonso (tenor) e Tiago Gomes (baixo). A Academia de Música de Santa Cecília interpretou “What a wonderful day” para coro ‘a cappella’, do austríaco Lorenz Maierhofer, e “’S wonderful” para coro e piano, do norte-americano George Gershwin, com arranjo de Russ Robinson. O Coro dos Pequenos Cantores e da Capela do Divino Salvador da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, sob a direção de Pedro Rollin Rodrigues, com David Paccetti Correia ao órgão positivo, interpretou os madrigais “Weep, o mine eyes”, de John Bennett, “The silver swane”, de Orlando Gibbons, “Ande pues nuestro apelido”, da ‘ensalada’ “La bomba”, de Mateo Flecha, “Belle qui tient ma vie”, de Thoinot Arbeau, “Tourdion”, de autor anónimo, “Il bianco e dolce cigno”, de Jacob Arcadelt, “El grillo”, de Josquin des Prez, e “Despososse tu amiga” e “Venid a sospirar al verde prado”, do Cancioneiro de Elvas (séc. XVI).
A Schola Cantorum da Catedral de Santarém foi fundada em 2012, e é o único Coro Escola oficialmente associado a uma catedral em Portugal (Catedral de Santarém), centrando o ensino nas disciplinas de Coro e de Órgão, associado a atuações frequentes dos alunos na liturgia. As receitas obtidas no espetáculo destinam-se à atribuição de bolsas de estudo para os alunos que necessitem de apoio no próximo ano letivo. www.cm-santarem.pt