O adro da Igreja Paroquial de Fátima ganhou um encanto especial com a celebração do Dia do Município que este ano decorreu na Cidade da Paz. A cerimónia foi abrilhantada pela fadista Carminho, marcando o início das comemorações do centenário das aparições.
Governo garante “todo o apoio necessário” em 2017 – A ocasião contou com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, que afirmou que a dimensão de Fátima “é algo que não pode ser indiferente ao Governo”, garantindo que o Governo vai dar “todo o apoio necessário” para que as comemorações do centenário das “aparições” de Fátima tenham “o maior brilho possível”.
A dimensão “do bom acolhimento que todos devem ter em Fátima”, bem como a segurança e a afirmação “da dimensão cultural e do impacto para o país” deste fenómeno não podem ser questões votadas à indiferença por parte do Governo, realçou. “Trabalharemos em conjunto, trabalharemos de braço dado com o senhor bispo [de Leiria-Fátima], com o reitor [do Santuário] e com a autarquia naquilo que são as competências próprias de cada quadro institucional referido”, salientou o ministro, avançando que o Governo está a trabalhar “em vários projetos de desenvolvimento” no concelho.
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, não poderia estar mais de acordo com Eduardo Cabrita, sublinhando que será necessário um envolvimento do Governo para se encontrarem “caminhos e soluções”. O autarca recordou que em 2015 passaram por Fátima 6,7 milhões de visitantes, sendo que em 2008 passaram 4,2 milhões, considerando que a visibilidade mundial desta freguesia “é única”.A propósito das homenagens realizadas neste dia, Paulo Fonseca elogiou o povo que em 100 anos transformou aquilo que era “uma aldeia da Serra de Aire na cidade mais visível no mundo, mais visível até do que a própria marca Portugal”.“O Povo de Fátima é um exemplo daquilo que devemos ser”, afirmou Paulo Fonseca entregando a Medalha de Ouro ao povo de Fátima, recebida pelo presidente da Junta de Freguesia.
Humberto Silva, presidente da Junta de Freguesia de Fátima defendeu que é fundamental “uma forte parceria do Estado”, reclamando melhores condições para quem se desloca a pé, com “passeios e bermas largas”, de modo a que a peregrinação até Fátima “não seja uma aventura”. Humberto Silva anunciou ainda uma homenagem à irmã Lúcia de Jesus, falecida há 11 anos, atribuindo o seu nome ao troço da Estrada Nacional 356 que liga a rotunda sul à junta de freguesia de Fátima.
HOMENAGENS
Anualmente, por ocasião das Comemorações do Dia do Município, Ourém reconhece o mérito, o contributo para a comunidade e a inspiração de Instituições, de Munícipes e de outros Cidadãos que são uma referência local, regional e internacional, conferindo-lhes as condecorações de Medalha de Ouro de Mérito Municipal e de Medalha de Ouro do Município.
É um tributo do Município ao seu exemplo, ao seu trabalho e ao seu legado. É um reconhecimento, um exercício de memória, que nos inspira para os desafios do presente e do futuro.
Medalha de ouro do município
David Pereira Catarino
Empresário
Presidente da Câmara Municipal de Ourém de 1997 a 2009
Presidente da Entidade de Turismo Leiria-Fátima de 2009 a 2011
Pelo seu contributo para o desenvolvimento do Município de Ourém e para a afirmação das suas potencialidades turísticas, económicas e culturais, na liderança da Autarquia.
Mário da Silva Coutinho Albuquerque
Professor
Presidente da Câmara Municipal de Ourém de 1979 a 1882 e de 1985 a 1995.
Deputado à Assembleia da República na IV, V, VI, VII, e VIII Legislatura Governador Civil de Santarém
Pelo seu contributo para o desenvolvimento do Município de Ourém e para a afirmação das suas potencialidades turísticas, económicas e culturais, na liderança da Autarquia e na participação cívica.
Povo de Fátima
Fátima, Cidade da Paz, Terra de Milagres e Aparições, tem no seu Povo, nas Mulheres e nos Homens que compõe a sua Comunidade, um esteio de hospitalidade, de empreendedorismo e um sentido de cívico invulgar na relação com os milhões de peregrinos que acorrem ao Altar do Mundo para dar expressão à sua fé.
O Município de Ourém reconhecido pelo contributo cívico para o desenvolvimento local, pela visão e pela expressão maior da arte de bem receber do Povo de Fátima, confere-lhe a mais alta distinção da nossa terra, entregue ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia.
Medalha de ouro de mérito municipal
Amaro de Oliveira Santos
Pela dedicação à vida empresarial e civil do concelho, colocando os seus valores pessoais ao serviço da comunidade. A sua longevidade e a vontade com que continua a enfrentar os desafios do futuro são um exemplo para atuais e vindouras gerações.
Armando Leandro Juiz Conselheiro
Pelo extraordinário trabalho desenvolvido na promoção e proteção das crianças e jovens. Pelo empenho na construção de um modelo de política pública que ficará registado na história do país e por todos reconhecidos. Neste concelho em particular, pela realização de um dos eventos nacionais de maior expressão nesta matéria, o Encontro Nacional das CPCJ em 2013.
Carlos Alberto Santos Baptista Tecnorém Engenharia e Construções SA
Pelo seu papel enquanto empreendedor, sendo um empresário de referência, contribuindo para a sustentabilidade económica do concelho, sendo atualmente um dos maiores empregadores deste município. Pela forma altruísta e abnegada que tem colocado o seu conhecimento ao serviço de várias associações e coletividades locais.
Joaquim Pereira Clemente
Pelo papel enquanto ilustre exemplo de desempenho autárquico, homem empreendedor e motivador que deixará para a história testemunho de obra física feita, sem descuidar o auxílio às instituições civis.
José Luís Do Vale
Pelo bom exemplo enquanto ilustre representante da vontade e coragem de um Oureense que em certa altura da sua vida ousa ir além-mar na busca de melhor vida para si e para a família, conseguindo fazer vingar a sua vontade e energia, e embora tendo ido tentar alcançar os seus objetivos, não se alheia desta sua terra natal, contribuindo de forma abnegado poro as causas sociais locais.
Maria Alice Magalhães
Pelo seu papel enquanto ilustre representante da primeira geração de mulheres do concelho que desempenharam funções autárquicas, bem como pela sua abnegada e valorosa contribuição para as diversas causas civis, preconizando sempre pontes de entendimento e de paz. Pelo seu papel enquanto ilustre representante da primeira geração de mulheres do concelho que desempenharam funções autárquicos, bem como pela sua abnegada e valorosa contribuição para as diversas causas civis, preconizando sempre pontes de entendimento e de paz.
Maria Natália Henriques Neves Vieira
Pelo seu papel enquanto personalidade de referência no nosso concelho, seja enquanto educadora de várias gerações de privilegiados alunos, seja enquanto ilustre representante de uma família de empresários de referência, que contribuem para o crescimento económico do concelho enquanto criadores e formadores de bons princípios de trabalho.
Ramiro Arquimedes Marques
Pelo contributo e mérito do seu percurso profissional enquanto docente e diretor do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, nos últimos 25 anos. Pela preocupação constante pelos alunos, docentes e não docentes que integram esta estrutura educativa, e pela sua capacidade de olhar a escola na comunidade onde está inserida, enquanto elemento social e cultural.
Vítor Malho
Pelo seu contributo enquanto homem de valores e pelo seu abnegado desempenho enquanto autarca e nas várias causas de serviço em prol da comunidade.
AlaçoRevistimentos Metálicos, SA.
Pelo contributo da empresa para o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém, através de uma aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológica e na competitividade, com provas dadas no mercado da exportação e no aumento do volume de negócios.
Centro Social do Espírito Santo
Pelo papel enquanto instituição de referência na prestação de respostas sociais nos 25 anos da sua atividade. Pelo mérito dos seus colaboradores e dirigentes e pela qualidade dos serviços que presta à população sénior e às crianças, desempenhando esta missão de forma altruísta e dedicada.
Complexo Dom Nuno Atividades Turísticas, Lda.
Pelo papel de referência no ramo da hotelaria no país e contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, e pelo mérito de quem acredita na melhoria contínua para valorização do serviço ao cliente.
CRIF Centro de Recuperação e Integração de Fátima
Pelo papel enquanto instituição de referência do concelho, com quarenta anos dedicados a respostas sociais para cidadãos com deficiência. Pelo mérito dos seus colaboradores e dirigentes e pela qualidade dos serviços que presta a esta comunidade, desempenhando esta missão de forma altruísta e dedicada, tornando iguais todas as diferenças.
CRIO Centro de Recuperação Infantil Ouriense
Pelo papel enquanto instituição de referência do concelho, dedicada a respostas sociais para cidadãos com deficiência. Pelo mérito dos seus colaboradores e dirigentes e pela qualidade dos serviços que, durante anos, presta a esta comunidade, desempenhando esta missão de forma altruísta e dedicada, tornando iguais todas as diferenças.
Euromolding Madeiras, Lda.
Pelo contributo da empresa para o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém através de urna aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológico e na competitividade, com provas dados no mercado da exportação e no aumento do volume de negócios.
Hotel Cinquentenário & Conference Center
Pelo papel de referência no ramo da hotelaria no país e pelo contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, sendo o hotel uma referência de sucesso enquanto empresa familiar inter-geracional.
Hotel Fátima
Pelo papel de referência no ramo da hotelaria no país e pelo contributo pora o desenvolvimento económico do Município de Ourém. Pelo pioneirismo de uma primeira geração de hoteleiros que iniciaram um caminho que serviu de exemplo a outros tantos.
Madeifátima Madeiras, Lda.
Pelo contributo paro o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém através de uma aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológica e na competitividade. Pelo mérito e o exemplo de se regenerar após um momento de grande dificuldade e com isso manter postos de trabalho e a qualidade do trabalho.
Quinta do MontaltoAgroindústria, Lda
Pelo papel de referência e pelo contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, firmando conhecimentos e estabelecendo inovação em setor importante para o futuro deste concelho, levando o nome de Ourém, além fronteiras.
Restaurante Tia Alice
Pelo papel de referência no ramo da restauração no país e enaltecer o contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, bem como o seu percurso profissional, como testemunho da qualidade e da visibilidade internacional que esta unidade de cariz familiar atingiu.
Transportes Broliveira
Pelo contributo para o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém através de uma aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológica e na competitividade, com provas dadas no mercado da exportação e no aumento do volume de negócios, bem como na criação de postos de trabalho, ao longo de mais de 25 anos.
Zona de Intervenção Florestal de Seiça OurénnGeoterra, Lda.
Pela inovação do projetoZlF e o significado deste para um futuro próximo na busca de novas formas de valorizar um património económico e cultural herdado, para os proprietários e produtores florestais.