O 39º Grande Prémio de S. António em atletismo, realizou-se no dia 10 de Junho de 2016, e teve como entidade organizadora, a União Desportiva e Recreativa da Zona Alta. A prova foi aberta a atletas federados ou não, cidadãos portugueses ou equiparados, desde que gozassem de boa saúde.
Para além dos escalões de Benjamins a Veteranos, que tinha a sua classificação individual, também houve uma prova para o denominado escalão de Bâmbis, ou seja para meninos e meninas que nasceram de 2007 para a frente. E neste escalão onde a classificação pouco importa, sendo o principal motivo a sua participação, onde todos foram premiados com uma medalha e uma camisola, o União FCI de Tomar esteve representado por Inês Saldanha, Afonso Carvalho, Vasco Nunes e Gabriel Santos. Todos os nossos atletas tiveram prestações dignas de registo.
No entanto a primeira prova do dia foi para os Benjamins, femininos e masculinos, percorrendo 500 metros. Beatriz Miguel (2’28) nas meninas foi a primeira Unionista na 5ª posição e em 7º lugar ficou Rosa Lopes (2’43). Nos rapazes Martin Rodrigo ocupou um dos lugares no pódio, o terceiro, tendo feito o tempo de 2’17, dois lugares depois ficou Tiago Homem com a marca de 2’40. A prova seguinte foi para Infantis, um pouco mais de 1000 metros, também para ambos os sexos. Aqui a melhor unionista foi Laura Azevedo (5’15) em 6º lugar, seguida de Sara da Isabel (5’27) em 8º lugar e de Joana Gonçalves que foi 12ª classificada com 7’25.
Na prova masculina Tomás Costa foi 13º classificado como 6’11 e um lugar depois terminou António Matos com 6’14. Nos juvenis masculinos o nosso único representante obteve um honroso 2º lugar, subindo assim ao pódio, percorrendo os pouco mais de 3000 metros em 13’38’’. Com estes resultados coletivamente o União FCI de Tomar também obteve um lugar no pódio ao ser 3º classificado com 85 pontos, enquanto que em 1º lugar ficou o Núcleo Sportinguista de Torres Novas e em segundo o Clube Natação de Rio Maior. Na prova principal de 10000 metros, dupla vitoria Tomarense, coletivamente o União venceu com 62 pontos, seguido da equipa organizadora, a União Desportiva de Zona Alta com 66 e em terceiro terminou o CLAC com 74 pontos. Individualmente surgiu a dobradinha para o União com o nosso júnior masculino José Barreto, a vencer na geral (e claro o escalão) este GP de Atletismo. Barreto não deu qualquer hipótese aos seus adversários, tendo na volta mais pequena analisado bem a concorrência, para depois alargar a passada sem que alguém reagisse ao seu “ataque”. José Barreto realizou o tempo de 37’01, o 2º classificado da geral foi o veterano II Bruno Pereira que gastou 39’18’’ e em terceiro ficou Sérgio Correia (UD Zona Alta) com 39’02.
Não tendo sido divulgada a classificação geral da prova, os nossos atletas nos seus respetivos escalões obtiveram posições dignas de destaque. Começando pelas seniores femininas, Luísa Ribeiro (54’35’’) obteve a 3ª posição e em veteranas Carolina venceu com o registo de 53’39’’. Nos homens, depois de José Barreto, ficou Luís Rodrigo que venceu o escalão de veteranos 3 com o tempo de 42’16. Neste escalão terminaram ainda em 2º lugar Jorge Lercas (44’54) e em 4º lugar José Fonseca com 45’26. O atleta seguinte do União foi Alberto Graça que foi 2º classificado no s veteranos 4 com o tempo de 46’27 seguido do sénior Jorge Saldanha (7º classificado) com 48’15, no mesmo escalão que Jorge, Francisco Dias foi 9º com 50’53. Em 11º lugar no escalão de veteranos 2 ficou Manuel Dias com o registo de 54’24. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar