Início REGIONAL ABRANTES – Câmara Municipal compra casa onde nasceu Maria de Lourdes Pintassilgo

ABRANTES – Câmara Municipal compra casa onde nasceu Maria de Lourdes Pintassilgo

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, o montante de 23 mil euros para aquisição do imóvel onde nasceu Maria de Lourdes Pintassilgo, localizado na rua com o seu nome, em pleno coração do centro histórico. Trata-se de um imóvel degradado, de dois pisos, que a Câmara pretende recuperar no futuro, para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica (não se trata de casa abrigo). Por outro lado, com a recuperação do imóvel, prosseguirá a política de regeneração urbana que está a levar a efeito no centro histórico.

O projeto trará à memória coletiva as vivências da estadista Maria de Lourdes Pintassilgo, indo ao encontro do que foi o seu espírito de vida e dos princípios norteadores da sua ação mas também a concretização de uma resposta social concreta a um flagelo da nossa sociedade, complementando o trabalho da Câmara Municipal de Abrantes em articulação com parceiros locais no âmbito da Rede Especializada de Intervenção na Violência.
Maria de Lourdes Pintassilgo nasceu a 18 de Janeiro de 1930 em Abrantes, na antiga Rua do Brasil e dos Oleiros. Tornou-se a primeira mulher a assumir os cargos de secretária de Estado, ministra e primeira-ministra, tendo sido igualmente a primeira mulher a candidatar-se à Presidência da República. Viveu em Abrantes até aos 12 anos e o seu percurso começou a diferenciar-se quando se formou em Engenharia, durante os anos 50 do século XX. Ligada aos movimentos internacionais estudantis católicos e à defesa dos direitos das mulheres, entrou na vida política antes da Revolução do 25 de Abril 1974. Morreu a 10 de Julho de 2004.