Teve lugar no passado dia 8 de junho, um desfile de moda na Escola Secundária Jácome Ratton, o qual contou com a criação e execução de fatos, por alunos do curso de Artes Visuais. Este evento teve como responsáveis os alunos do 10º e 11º anos do referido curso e as professoras Cristina Barros, Diretora de Turma do 11º ano, Marta Pernes, professora de Desenho e Manuela Azevedo, como representante da Direção e tinha como intuito eleger a Miss e o Mister Jácome. Os critérios para a eleição foram a criatividade na execução do fato e o à vontade a desfilar.
Segundo uma nota envida à redacção da Hertz, este desfile excedeu todas as expectativas e contou com o apoio de importantes entidades da cidade Templária. Para além da execução de fatos, os alunos desempenharam muitas outras tarefas, tais como: a decoração do espectáculo – cenários, candeeiros, entre outros – e a sua vertente musical, quer seja nas músicas que acompanharam os modelos enquanto desfilaram, quer seja nas atuações feitas ao vivo. De salientar que para a organização e realização deste evento, foi crucial o apoio da direção do Agrupamento Escolas Templários.
Para a avaliação dos fatos e da performance dos modelos, foi constituído um painel de jurados por: Carlos Ribeiro, Diretor do Agrupamento Escolas Templários, Sónia Bastos, Coordenadora da Unidade de Intervenção Social e de Educação, Filipa Fernandes, Presidente da Nabantina e Coordenadora da Educação da Junta de Freguesia de São João Batista e Santa Maria dos Olivais e Mónica Fernandes e Luís Ricardo, gerentes do Ginásio LR Fitness.
Foi um evento de grande impacto para a cidade e com muitas surpresas para todos os que assistiram ao mesmo, como: exibição, por parte dos alunos, de uma coreografia executada pelo Ginásio LR Fitness – desde já, é feito um agradecimento muito especial à equipa do LR Fitness pela fantástica coreografia e toda a simpatia que demonstraram -, o espetáculo de fogo-de-artifício que foi proporcionado pela Óptica Barreto, a maquilhagem e penteados irreverentes, adornando todos os modelos, pela equipa da Morphose e as atuações ao vivo, por parte de: Mafalda Filipa, Ricardo Mendes, Selina Rosa, Flávia Raimundo, Vasco Marques, Aurora Guia e Bruna Pereira.
Apesar da indecisão, os jurados acabaram por chegar a um consenso e elegeram Anna Makarenko como Miss e Afonso Bento como Mister. Ambos desfilaram com fatos criados e elaborados por si, através de materiais reciclados.
Na mesma nota enviada à Hertz, é referido ainda que foi um espetáculo incrível e agradece-se a todas as entidades que para ele contribuíram.