No Dia Internacional do Enfermeiro comemorou-se, pela primeira vez, no Centro Hospitalar do Médio Tejo uma sessão comemorativa. Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo foram convidados a uma reflexão sobre a temática: “Enfermeiro Especialista, um valor nos cuidados de saúde”.
Na sessão de boas vindas Nelson Paulino, Enfermeiro Diretor do CHMT, sublinhou a importância desta iniciativa, que “permitirá uma reflexão sobre a enfermagem e o percurso do que é a enfermagem no Médio Tejo. O que fomos, o que somos e o que queremos ser, com particular incidência sobre o papel do Enfermeiro Especialista na equipa de enfermagem”.
Também presente nesta sessão esteve Lúcia Matias, representante do Conselho diretivo regional Sul, da Ordem dos Enfermeiros. “Ser enfermeiro Especialista representa um acréscimo meritório” da profissão afirmou a representante do Conselho diretivo regional Sul, da Ordem dos Enfermeiros, sublinhando que 2cabe ao enfermeiro especialista contribuir para a melhoria contínua dos cuidados prestados em saúde.” Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do CHMT, salientou a importância de se trazer para “primeiro plano o trabalho e a evolução dos diferentes grupos profissionais da saúde. Este é um dia que devemos celebrar sempre. Quisemos nesta primeira sessão, colocar um foco na Especialidade, porque queremos recentrar a importância das especialidades na enfermagem”, disse.
O primeiro painel desta sessão debateu o tema “Ser Enfermeiro Especialista – do Passado ao Presente”, com as intervenções da Enf.Salomé Sacadura – Enfermeira Chefe, da Enf. Maria Piedade Pinto – Enfermeira Especialista e do Enf. José Carlos Gomes, Professor da Escola Superior de Saúde de Leiria. Foi ainda apresentado um filme de homenagem ao trabalho que diariamente os enfermeiros prestam no CHMT: «Gente que Cuida de Gente». A finalizar esta comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro o debate juntou os coordenadores dos núcleos das diferentes Especialidades em Enfermagem do CHMT, que refletiram sobre o tema: “Especialidades em Enfermagem – Que Futuro?”