A fava é a terceira iguaria que, este ano, reúne turistas e ferreirenses numa atratividade gastronómica em Ferreira do Zêzere. Sob o lema “Vai à Fava!”, este festival decorre de 6 a 29 de maio e promete fazer as delícias dos que têm um paladar mais exigente. Conhecer as variedades e combinações que se pode fazer com a fava é sempre um enriquecimento do nosso património gastronómico do qual todos se devem orgulhar.
O Concelho de Ferreira do Zêzere já é conhecido, a nível nacional, pelas iniciativas gastronómicas que organiza e pelo sucesso que tem obtido das suas edições anteriores dos festivais gastronómicos. Este é mais um convite para juntar esta delícia à mesa e dar a provar as asas da criatividade que se pode fazer com esta leguminosa.Aliar os valores nutricionais da fava às condições favoráveis do clima e do solo da região possibilitou à seis anos atrás a criação de um festival que já tem evidenciado o seu sucesso junto dos visitantes. Este ingrediente é dificilmente encontrado nas ementas dos restaurantes portugueses e aqui pode ser saboreada das mais diferentes formas pelos amantes desta iguaria: desde guisados a sobremesas.
O mês de maio, em Ferreira do Zêzere, é já o ponto de encontro dos amantes da fava de todo o país. A sua localização geográfica central privilegiada e boas acessibilidades,permite uma viagem cómoda e rápida a todos os visitantes que se deslocam de norte, sul, do litoral ou do interior. Para passar um dia agradável, pode optar pelo Lago Azul ou Dornes, locais repletos de paisagens verdejantes, todo o património natural e construído do Concelho, ou mesmo visitar o Convento de Cristo, em Tomar, o Centro Geodésico de Portugal, em Vila de Rei, a par com outras atratividades e monumentos próximos e inseridos na mesma região do Médio Tejo.A Grelha do Zêzere, a Casa dos Leitões, Casa do Adro hotel, a Churrasqueira Penim, a Fonte de Cima, o Manjar de S. Miguel, a Nossa Senhora do Pranto, o Rio, o Cantinho da Ana, o Restaurante Pizzaria Toscana e a Quinta do Adro são os restaurantes aderentes que abrem as portas ao festival a par com os estabelecimentos de tapas&petiscos especializados em petiscos de balcão ou doçaria, sendo eles o Paparocas, Pastelaria Pérola do Zêzere, Café Bar da Villa, Café Petiscos Ti Pedro.