O Município de Santarém promove no próximo dia 14 de maio, mais uma ação do Projeto “Reabilitar Troço a Troço” (RTT). Esta ação de reabilitação, a primeira de 2016, vai decorrer em dois troços de linha de água na União de Freguesias de Romeira e Várzea, no Ribeiro das Fontainhas e na Ribeira de Vilgateira. O troço da Romeira constituirá o primeiro exemplo de reabilitação com recurso a uma obra de Engenharia Natural.
O Projeto RTT é promovido pela Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) do Município de Santarém, sendo um dos vetores da Estratégia Pública para a Sustentabilidade dos Recursos Hídricos a Nível Local. Foi iniciado em junho de 2012 tendo sido reabilitados, até á data, 9 troços. O objetivo primordial do projeto RTT consiste em sensibilizar e envolver os proprietários dos terrenos confinantes com linhas de água na perspetiva de troço a troço, restabelecer a conetividade dos cursos de água. Sendo este um projeto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, aliado à dinâmica criada de sustentabilidade local, posiciona o município de Santarém como pioneiro e visionário em estratégias públicas inovadoras na proteção, conservação e melhoria da qualidade das massas de água.
A ação de reabilitação conta com a colaboração da União de Freguesias de Romeira e Várzea, da QUERCUS, no âmbito do Programa Floresta Comum, e da empresa EcoSalix – Sistema Ecológicos de Engenharia Natural, com a qual o Município celebrou uma parceria no âmbito da demonstração e aplicação de técnicas de Engenharia Natural. A Engenharia Natural é uma área recente da engenharia que combina os princípios da engenharia hidráulica e de solos com conceitos biológicos e ecológicos, pretendendo o município ter estudos de caso no âmbito da reabilitação fluvial com potencial de demonstração e replicação no território.
O Município de Santarém convida todos os interessados a participarem na ação do Projeto RTT do dia 14 de maio, pelas 9h30m no Ribeiro das Fontainhas, junto à Fonte da Romeira e pelas 15h00m, na Ribeira de Vilgateira (Rio de Pau) junto à Rua da Escola de Vilgateira. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através da EMAS: emas@cm-santarem.pt.