O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), no âmbito da Operação Ignição Zero”, desenvolveu durante os meses de março e abril diversas acções de sensibilização junto da população, no que se refere à prevenção de incêndios. Estas iniciativas tiveram como objectivo alertar para a importância de procedimentos preventivos a adoptar, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, consciencializando, assim, para a problemática da defesa da floresta contra incêndios, e de incentivo às boas práticas e ao respeito pela natureza, salvaguardando também aí a sustentabilidade e o futuro da nossa floresta.
Também, complementarmente à sensibilização, os militares desenvolveram acções de identificação de situações de incumprimento relativo à gestão de combustíveis, com o intuito de reduzir o número de ocorrências e minimizar o risco de incêndio florestal.
As fiscalizações, decorreram nos concelhos de Alcanena, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Torres Novas, abrangendo um total de 69 freguesias, tendo sido detectadas 1108 infracções, em 292 571 parcelas de terreno. As infracções detectadas pelos militares vão agora ser transmitidas ao Gabinete Técnico Florestal que irá notificar os proprietários para efectuarem a limpeza dos terrenos.