É já neste Domingo que cai o pano sobre mais uma edição da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. O Fátima é o campeão; o Cartaxo como segundo classificado terá o direito de disputar a Taça de Portugal; o Rio Maior já está de malas aviadas para o segundo escalão… e ainda há mais dois lugares em aberto, um dos quais “patrocinado” pela má campanha do Coruchense no Campeonato de Portugal.
Empregados do Comércio-U. Tomar: Jogo que só “interessa” aos Empregados do Comércio. Os “Caixeiros”, nesta altura, até nem estão em posição de descida, o que quer dizer que podem perder e não cair na despromoção, caso União Abrantina e Moçarriense também façam idêntico desempenho (o emblema da Moçarria até pode empatar nessa situação). No entanto, nunca é bom contar “com os outros”, pelo que um triunfo sobre o União de Tomar garante a fuga a qualquer sobressalto. Resta saber qual a disposição dos jogadores nabantinos.
Mação-Ouriense: O Mação está de olhos colocados no quarto lugar e, nesse sentido, assume total favoritismo neste duelo diante de um Ouriense já descansado em matéria de contas de descida. O emblema treinado por Paulo Costa quererá rectificar a imagem menos conseguida na última vez que jogou em casa e sabe que os três pontos garantem a posição desejada (e possível) na última jornada da prova.
Moçarriense-Rio Maior: O Moçarriense está em situação deveras aflitiva pois mesmo nem os três pontos eventualmente garantidos com o Rio Maior podem chegar para a manutenção. O êxito, refira-se, só será suficiente caso a União Abrantina não ganhe e os Empregados do Comércio percam com o União de Tomar. O Moçarriense fica a dever a si próprio não ter conseguido evitar estes problemas já que, recorde-se, nas últimas oito jornadas apenas venceu numa ocasião. O Rio Maior, por sua vez, ficará aliviado com o final do campeonato.
Amiense-U. Abrantina: Ao Amiense chega o empate; à União Abrantina… também pode chegar, caso os Empregados percam e o Moçarriense não vença o Rio Maior. Mas nunca fiando. Os comandados de Paulo Fernando sabem que se somarem os três pontos asseguram a manutenção, o que seria algo de fantástico dado que… já estiveram condenados. Só que o Amiense, a jogar em casa ainda por cima, não irá facilitar e mesmo necessitando apenas de um empate é claro favorito à vitória.
Torres Novas-Fátima: Poucas dúvidas neste jogo: o Fátima quer chegar ao final do campeonato com o estatuto de invencível e, por isso, tudo fará para conquistar mais três pontos; do outro lado um Torres Novas inferiorizado pelas expulsões que sofreu em Fazendas de Almeirim. O quarto lugar ainda poderá ser objectivo mas teria que vencer o Fátima e esperar que Mação perdesse e o Riachense não ganhasse.
Cartaxo-Fazendense: Falando de objectivos a atingir, ao Cartaxo já pouco mais se pode pedir; já o Fazendense, com a manutenção garantida, quererá, como é óbvio, acabar o campeonato à frente do rival União de Almeirim mas também há que pensar na Taça Ribatejo…
Riachense-U. Almeirim: Os «alvinegros», á semelhança do Fazendense, ainda têm a Taça Ribatejo pela frente e, por isso, não deverão alinhar em grandes aventuras neste jogo com o União de Almeirim que, por sua vez, quer manter a posição em relação ao vizinho do concelho da capital da sopa da pedra.
1ª Divisão Distrital – Classificação: 1° Fátima, 71 pontos, 2° Cartaxo, 56, 3° U. Tomar, 46, 4° Mação, 38, 5°s Riachense e Torres Novas, 36, 7°s U. Almeirim e Fazendense, 31, 9° Ouriense, 28, 10° Amiense, 27, 11° Empregados do Comércio, 26, 12° U. Abrantina, 25, 13° Moçarriense, 24, 14° Rio Maior, 19. Próxima jornada (24/Abril): Empregados do Comércio-U. Tomar, Mação-Ouriense, Moçarriense-Rio Maior, Amiense-U. Abrantina, Torres Novas-Fátima, Cartaxo-Fazendense e Riachense-U. Almeirim.