Início DESPORTO FUTEBOL – Campeão Fátima comemora diante do Mação… agora as atenções viram-se...

FUTEBOL – Campeão Fátima comemora diante do Mação… agora as atenções viram-se para os aflitos

Depois da pausa, no último fim-de-semana, para a realização das meias-finais da Taça Ribatejo, registo, no Domingo, para o regresso da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. A 23ª (vigésima terceira) jornada reserva duelos interessantes, nomeadamente aqueles onde estão envolvidas equipas “com a corda no pescoço”.

Riachense-Ouriense: Na “ressaca” da passagem à final da Taça Ribatejo, o Riachense apresenta-se diante do Ouriense na condição de favorito, ainda que as maiores responsabilidades estejam do lado dos comandados de Marco Ramos. Tendo em consideração de que os “alvinegros” podem atingir, nesta jornada, o quarto lugar, podemos esperar um jogo onde os locais vão dar tudo – como de costume, aliás – mas resta saber se os níveis de concentração irão estar em alerta máximo. Caso contrário, o Ouriense pode aproveitar.

Rio Maior-U. Tomar: Manda a lógica que, até final do campeonato, quem jogar contra o Rio Maior seja favorito à conquista da vitória. O União de Tomar não escapa a essa regra. Os «azuis e brancos» têm poucos treinos nas pernas, estão em fase muito negativa (nos últimos treze jogos só venceram um), e sabem que só uma vitória poderá manter viva a chama da manutenção. Mas o União de Tomar está de olho no terceiro lugar. Não “dá” Champions, mas dá prestígio.

U. Abrantina-Empregados do Comércio: Aqui, não há espaço para falhas, principalmente do lado da União Abrantina, a quem o empate já fica “curto”, mais ainda se tivermos em consideração que o Coruchense, no Campeonato de Portugal, parece não ter qualidade suficiente para se salvar. Os “Caixeiros”, depois de um início de prova bastante positivo, estão a sofrer na pele os problemas ao nível de lesões e de faltas aos treinos, caso contrário esta equipa, por certo, estaria bem mais acima na tabela.

Fátima-Mação: O campeão vai comemorar diante do Mação. O Fátima conquistou um título que todos apontavam como seu já no início da prova e, na verdade, essas perspectivas não foram defraudadas. Agora, até final do campeonato, espera-se uma postura vencedora, como é óbvio, nomeadamente em casa, onde… só há triunfos do Fátima. O Mação, equipa em fase de desgosto pela eliminação da Taça, não quererá participar na festa mas convém não esquecer que, até agora, é a única equipa do Distrital que os fatimenses ainda não venceram.

Fazendense-Moçarriense: Quem diria que Fazendense e Moçarriense iriam estar empatados na classificação à 22ª jornada? Por certo… ninguém! Mas a verdade é que isso acontece. O empate será proveitoso para ambos mas o Fazendense, em casa, deverá querer resolver os problemas da luta pela fuga à descida desde já. É favorito… mas cuidado com este Moçarriense.

U. Almeirim-Amiense: Jogo entre duas boas equipas. O União de Almeirim tem o “campeonato feito” mas quer confirmar que, em casa, manda ele… à excepção do jogo com o Fátima. O Amiense, que ainda não está sossegado com as contas da despromoção, quer esquecer a Taça Ribatejo e, para isso, nada melhor do que vencer no D. Manuel de Mello. E se já contar com Pedro Vindima terá mais hipóteses de o fazer.

Cartaxo-Torres Novas: Duas equipas à semelhança do União de Almeirim… na parte do “campeonato feito”. O vice-líder tem esta cereja no topo do bolo, ou seja, a longa invencibilidade em casa (cerca de ano e meio) e quererá continuar assim. O Torres Novas, por sua vez, é capaz de causar mossa em qualquer campo mas não deverá escapar à derrota neste duelo.

1ª Divisão Distrital – Classificação: 1° Fátima, 62 pontos, 2° Cartaxo, 50, 3° U. Tomar, 39, 4° Mação, 35, 5° Riachense, 32, 6°s U. Almeirim e Torres Novas, 30, 8°s Ouriense e Amiense, 25, 10°s Fazendense e Moçarriense, 24, 12° Empregados do Comércio, 22, 13° Rio Maior, 19, 14° U. Abrantina, 18. Próxima jornada (3/Abril): Riachense-Ouriense, Rio Maior-U. Tomar, U. Abrantina-Empregados do Comércio, Fátima-Mação, Fazendense-Moçarriense, U. Almeirim-Amiense e Cartaxo-Torres Novas.

Foto futeboldistritalsantarem.pt