Início CULTURA TOMAR – As mais doces propostas de Tomar e da memória dos...

TOMAR – As mais doces propostas de Tomar e da memória dos conventos

Pelo oitavo ano consecutivo, a cidade recebe a mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos”, que decorre em dezanove pastelarias, durante todo o mês. Como vem sendo hábito, no dia 24 de Abril as guloseimas voltam a sair à rua num Doce Passeio Doce, a decorrer das 15 às 18 horas no Mouchão Parque. Conhecida pelas fatias de Tomar, a cidade templária não deixa os seus créditos por mãos alheias nesta matéria e tem vindo a fazer questão de o demonstrar nesta iniciativa organizada pelo Município em parceria com as pastelarias locais.

Para além desse dia especial, a mostra “De Tomar e dos Conventos” decorre de 1 a 30 de Abril em 19 estabelecimentos, a saber: A Rosa – Café dos Artistas, Café Pepe, Doçaria Estrelas de Tomar, Legenda Medieval, Padaria Combatente, Padarias Rosa (1, 2 e 3), Pastelaria Açúcar ao Quadrado, Pastelaria Baiska, Pastelaria Palco d’Especiarias, Pastelarias Pic-Nic (1 e 3), Pastelaria Pimpinela do Nabão, Pastelaria Requinte, Pastelaria Templária e Pastelarias Tropical (1, 2 e 3).

Em foco vão estar cerca de três dezenas de doces, com um natural destaque para as fatias de Tomar, bem como para os também inevitáveis beija-me depressa, mas estendendo-se por toda uma panóplia de formas e sabores, desde as castanhas de ovos aos queijinhos doces, passando pelas cornucópias, tigeladas, primorosas, bolos de cama, queijadas de gila ou espadas de D. Gualdim, entre muitos, muitos outros. Está assim de regresso a mais adocicada das iniciativas que Tomar acolhe ao longo do ano, na qual as pastelarias se esmeram ainda mais na sua oferta habitualmente já bem tentadora para a vista e o palato, mostrando o melhor das suas especialidades. “De Tomar e dos Conventos” integra-se no Ciclo Gastronómico Concelhio, que prossegue a 7 de Maio com o Congresso da Sopa.