O Cable Park instalado recentemente na Praia Fluvial de Fernandaires vai fazer parte da primeira estância mundial da modalidade, que será inaugurado em junho durante a realização do “Nautique European Pro/Am”, prova do circuito mundial que se realiza pela primeira vez na Europa. A estância de Wakeboard foi apresentada no dia 4 de março, na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, numa iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW), Turismo Centro de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e dos Municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã e Vila de Rei.
Cada um dos cinco municípios terá um Cable Park instalado, numa infraestrutura composta por duas torres de 6 metros, ligados por cabos entre si, que permitem a prática de Wakeboard sem a necessidade de um veículo de tração. Com estes parques, o desporto torna-se mais acessível, reduzindo os custos para o praticante e também a pegada ecológica da modalidade, já que os sistemas de cabos apresentam um baixo consumo energético. Os cable parks tornam-se locais de lazer por excelência, com atividades paralelas e consequente aumento da procura turística, hoteleira e restauração.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, marcou presença na apresentação do projeto e realçou que “a primeira estância mundial de Wakeboard será uma importante referência turística da zona centro do País e que trará certamente até à Albufeira de Castelo do Bode muitos adeptos, praticantes e curiosos da modalidade. A realização de importantes e mediáticas provas do circuito mundial de Wakeboard região vai igualmente levar a uma maior procura a nível hoteleiro e de restauração, aumentando assim os benefícios desta nova infraestrutura”.
O Wakeboard é um desporto de ação praticado com uma prancha, semelhante ao surf, que conta já com milhões de praticantes em todo o mundo. É o desporto aquático com maior taxa de crescimento dos Estados Unidos, onde nasceu há 25 anos, superando o surf em número de praticantes. Na Europa existem já igualmente cerca de três milhões de praticantes e de 250 Cable Parks. A primeira estância mundial da modalidade ficará instalada nas Praias Fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires.