Está a decorrer, até dia 11 de Março, mais uma Semana da Educação, Igualdade e Cidadania de Abrantes, evento organizado pela Câmara Municipal. A sessão de abertura, no dia 8, contou com um momento musical a cargo de alunos da E.B 1 Nº 2 do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes.
O evento tem o propósito de sensibilizar e informar os agentes educativos/formativos e a população em geral para a promoção da inclusão social. Por outro lado, pretende estimular e incentivar o trabalho em rede e a importância das parcerias, fatores sublinhados pela Presidente da Câmara Municipal de Abrantes na sessão de abertura, tendo apelado ao envolvimento de todos e de todas (autarquia e comunidade educativa) na construção de “uma escola inclusiva” que ensine conceitos como a cidadania e a igualdade.
Maria do Céu Albuquerque destacou a necessidade de se fazer uma reflexão sobre a aprendizagem ao longo da vida e a partilha inter-relacional. A autarca defendeu o desenvolvimento de políticas que dotem “o ser humano em toda a sua dimensão, incluindo a cultural”, fomentando a participação direta e o pensamento crítico, para “podermos cooperar para o desenvolvimento da sociedade que todos aspiramos, com o sentimento da responsabilidade, da solidariedade e da oportunidade”.
No âmbito do programa da Semana da Educação, Igualdade e Cidadania, as escolas secundárias Dr. Solano de Abreu e Dr. Manuel Fernandes vão ser palco para a realização dos parlamentos abertos aos jovens e à população sénior, amanhã, dia 10. No mesmo dia, às 21h00, a ex-secretária de Estado Elza Pais estará na Biblioteca Municipal António Botto para falar sobre o livro “Uma década pela Igualdade e contra a Violência de Género”.
Integrado no programa está também o seminário “Desporto no feminino”, organizado pela Direção Regional Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, que abordará o papel desenvolvido pelas mulheres no desporto. Será no dia 11, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.