O Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo, está a dinamizar sessões de esclarecimento e debate dirigidas a alunos do 7º ano de escolaridade. O principal objetivo é abordar os diversos e principais fatores de risco para o desenvolvimento do cancro, incluindo o tabagismo e determinados hábitos alimentares e estilos de vida, bem como as variadas formas de prevenir e detetar precocemente as doenças oncológicas mais frequentes.
A primeira sessão de sensibilização e debate alusiva à temática “Prevenção e Diagnóstico precoce do Cancro decorreu no auditório da Unidade hospitalar de Tomar e contou com a presença as turmas A e B do sétimo ano da Escola Básica Gualdim Pais. A sessão iniciou com a apresentação feita pela coordenadora do Hospital de Dia de Oncologia, Cristina Pissarro, que fez uma abordagem geral sobre o Cancro: O que é o cancro? Quais os sintomas? Diferentes tipos de cancro? Como se trata? E como se previne?
Seguiu-se a intervenção de Susana Ramos, enfermeira do HDO, que focou a sua apresentação no cancro do colo do útero. Tiago Gaspar, médico responsável pela consulta de evicção tabágica, no Centro Hospitalar do Médio Tejo, confrontou a plateia de jovens com uma série de imagens, algumas provocadoras, tendo como mensagem principal o slogan: “o melhor é nem começar”. A sessão terminou com a intervenção da nutricionista Rosa Medeiros que deixou os conselhos para uma alimentação saudável, equilibrada e preventiva da doença oncológica. A equipa do Hospital de Dia de Oncologia vai continuar a efectuar estas sessões, alargando o âmbito de acção a alunos das escolas de Torres Novas e Abrantes.