As empresas interessadas em receber estagiários sem custos na área do Comércio e Comércio Internacional, poderão fazê-lo ao abrigo do projeto Vida Ativa, dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém. No âmbito de uma parceria com o IEFP, a NERSANT é promotora do projecto Vida Ativa, que pretende promover as condições de empregabilidade e a inserção de desempregados na vida ativa, através do desenvolvimento de percursos de formação modular que reforçam a importância da formação profissional e de formação prática em contexto de trabalho com a duração de três meses.
Neste sentido, são vários os formandos disponíveis para a realização de estágios nas empresas nas áreas do Técnico de Comércio e Técnico de Comércio Internacional pelo que as empresas interessadas em receber estagiários sem custos, poderão manifestar o interesse junto da associação empresarial (249 839 500 ou dfq@nersant.pt).
De referir que no final do curso Técnico de Comércio, os formandos ficam habilitados a vender produtos e/ou serviços tendo em vista a satisfação dos clientes, a estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes, a atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades, a processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis, a participar na organização e animação do estabelecimento comercial, e a assegurar o serviço pósvenda, entre outras valências. Os Técnicos de Comércio Internacional ficam habilitados a abordar as oportunidades e desafios da globalização, as formas de internacionalização das empresas, os critérios para decidir quais os mercados a entrar, avaliando a sua atratividade e o investimento direto estrangeiro, bem como vários outros fatores a atender nas economias emergentes.
No âmbito da formação Vida Ativa levada a cabo pela NERSANT, 75 formandos já realizaram formação prática em contexto de trabalho (estágio), nas áreas de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Comércio Internacional, Agente em Geriatria e Técnico Comercial. 27% dos formandos acabaram por realizar contrato de trabalho com a entidade que os acolheu enquanto estagiários.