Início AGENDA SANTARÉM – António Pereira Coutinho apresenta “Paulo Dias de Novais – notas...

SANTARÉM – António Pereira Coutinho apresenta “Paulo Dias de Novais – notas sobre a sua vida e obra”

António Pereira Coutinho apresenta “Paulo Dias de Novais – notas sobre a sua vida e obra”, na 68ª Assembleia de Investigadores do CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, no próximo dia 25 de fevereiro, às 18h30, no CIJVS, sediada na Casa de Portugal e de Camões. Na sessão, que tem a duração de 1h30 e entrada livre, António Xavier de Barros e Cunha Pereira Coutinho, vai proferir uma comunicação sobre Paulo Dias de Novais, que “foi Neto, por varonia, do célebre navegador Bartolomeu Dias, e no final do século XVI, o primeiro Capitão-Donatário e Governador de Angola. Nomeado para esses cargos, em 1571, por D. Sebastião, a sua ação como administrador e povoador foi notável, tendo fundado, entre outras, as cidades de S. Paulo de Luanda e de Massangano e assentado as bases de tão importante território e país, ao qual deu o melhor de si próprio e no qual viria a morrer, no ano de 1589”.

O palestrante nasceu em Coimbra, e em 1986 licenciou-se em Biologia, pela Universidade de Coimbra. Em 2002 doutorou-se, com Distinção e Louvor, por unanimidade, em Biologia (Sistemática e Morfologia Vegetal). Atualmente, é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Vida da FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde lecionou cerca de dez disciplinas diferentes, a nível de licenciatura (cursos de Biologia, Bioquímica, Antropologia e Geologia), mestrado (Biologia e Biodiversidade e Biotecnologia Vegetais) e doutoramento (História das Ciências e Educação Científica). Ao longo da sua carreira, desempenhou vários cargos: foi membro da Comissão de Recurso da Sociedade Abastecedora de Madeiras (Abastena), Presidente da Comissão Pedagógica do Curso de Biologia, Vice-Presidente da Comissão Científica do Departamento de Botânica, Coordenador da Equipa Portuguesa do “Atlas Florae Europaeae”, Responsável Científico pelo Index Seminum et Sporarum do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Desde 2012, é Presidente da Direção da Sociedade Broteriana, que foi fundada em 1880, e é a mais antiga sociedade científica botânica portuguesa.

A nível científico, as suas principais áreas de investigação são a Palinologia, a Toxicologia Vegetal e a Taxonomia, temas sobre os quais publicou como autor principal ou coautor, cerca de 30 artigos (a grande maioria dos quais, indexados), cerca de 30 capítulos de livros internacionais e quatro livros (um nacional e três internacionais). Realizou cerca de 50 conferências por convite, sobre temas relacionados com Botânica, Zoologia, História e História da Arte.
É consultor de diversas revistas internacionais da área de Botânica, como, por exemplo, Nordic journal of Botany, Turkish journal of Botany, Plos One e Anais da Academia Brasileira de Ciências. Realizou numerosas peritagens, entre as quais, as relacionadas com as interpretações dos motivos fitomórficos dos estuques do Palácio de Monserrate e de azulejos do Museu Nacional do Azulejo. www.cm-santarem.pt