Foi um sucesso o concerto de sábado à noite que deu início ao ciclo Noites de Jazz 2016. O regresso do género a Tomar e da realização de concertos musicais à mítica sala dos Lagares d’El Rei, no complexo da Levada, conquistou os tomarenses que não se fizeram rogados e encheram a sala.
Ao mesmo tempo, também os músicos participantes estiveram ao nível daquilo que se esperava deles, ou não se tratasse do Septeto do Hot Club de Portugal, entidade que organiza as Noites de Jazz em parceria com o Município. O grupo é composto por Bruno Santos (guitarra e direção musical), Joana Machado (voz), Diogo Duque (trompete), Pedro Moreira (saxofone tenor), Ricardo Toscano (saxofone alto), Romeu Tristão (contrabaixo e baixo eléctrico) e Joel Silva (bateria), todos eles músicos com créditos firmados no panorama do jazz português.
As Noites de Jazz prolongam-se nos Lagares ao longo dos próximos meses: a 12 de março com o grupo Liftoff, formação aveirense com Jeffery Davis (vibrafone), Óscar Graça (teclados), Nelson Cascais (contrabaixo) e David Pires (bateria); a 23 de abril será a vez da Big Band do Município da Nazaré, normalmente composta por cinco saxofones, cinco trompetes, quatro trombones, piano, guitarra, baixo, bateria e voz; e a 28 de maio dos Spinifex, quinteto com origem na cidade de Amesterdão, constituído por músicos de diferentes nacionalidades (Holanda, Alemanha, Portugal) que procura o desafio de cruzar também