No último sábado, dia 6 de Fevereiro, a sede da Associação SCOCS fez-se casa para uma grande Noite de Fados. O salão central da associação transformou-se numa tasca típica, cheia de gente divertida com o ambiente tradicional, a boa música e as opções variadas de bebidas e de petiscos.
A programação musical conquistou todos os presentes desde o início da noite. Começou com a mescla musical dos tomarenses Júlia Quadros, José Morgado e José Marques que, entre cantes alentejanos, música de intervenção e clássicos do festival da canção, criaram um ambiente jazzístico empático e divertido. O fado ouviu-se mais tarde entre silêncios e aplausos sinceros. A plateia ficou comovida com entrega e a qualidade dos jovens músicos que acolheu nessa noite. A voz “antiga” de Ana Margarida e o timbre grave de Jonas d’Andrade trouxeram poderosas interpretações clássicas e contemporâneas da grande canção do fado. Estas duas vozes foram enquadradas pela mestria e virtuosidade da guitarra e a viola de Bruno Chaveiro e Bernardo Viana, que logo no primeiro acorde impressionaram os presentes.
Esta foi mais uma noite de boa música, bons petiscos e bom vinho, numa aldeia que faz da cultura um ponto de encontro. A programação musical é uma aposta contínua da Associação SCOCS, que atrai cada vez mais visitantes a Cem Soldos para os seus eventos regulares.