Nada de novo na 16ª jornada da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. O Fátima continua de vento em popa, sendo que desta feita deixou o Fazendense pelo caminho e elevou para onze o número de jogos seguidos, para o campeonato, sem sofrer golos. O Cartaxo, no segundo lugar, continua o seu fantástico percurso, enquanto o União de Tomar, que não perde há sete jornadas… ficou com sete pontos de avanço para defender o terceiro lugar.
A SURPRESA – Numa jornada em que os resultados acabaram por não causar surpresas por ai além, é sempre de destacar os desempenhos de Ouriense e Moçarriense, que venceram equipas que estão em posições cimeiras relativamente aos lugares que ambos ocupam. O Atlético, por exemplo, nesta temporada, cometeu a proeza de vencer o Torres Novas em casa e fora. O Moçarriense, por sua vez, fazendo fé nas palavras de Jorge Peralta, deu uma lição de atitude diante dos «Caixeiros».
A DESILUSÃO – Numa análise mais abrangente, a nota negativa da semana vai para a falta de compromisso de alguns jogadores pelos seus clubes. E, infelizmente, não são tão poucos quanto isso. Há alguns anos, o “simples” facto de jogar futebol era motivo suficiente para que os jogadores encontrassem motivação de fazer mais e melhor e de honrar a palavra dada no arranque da época. Agora, um jogo na TV é mais importante do que comparecer aos treinos. A continuar assim há muitos clubes que não vão resistir a este desinteresse e vão acabar por fechar as portas.
A CONFIRMAÇÃO – O União de Tomar volta a assumir um papel relevante na 1ª Divisão Distrital. A equipa está bem e recomenda-se, fruto dos sete jogos seguidos sem conhecer o sabor da derrota. E perante este desempenho o terceiro lugar está seguro com uma margem de sete pontos. Nada de definitivo, como é óbvio, mas dá para acreditar no futuro. Seria injusto não falar, neste campo, do Mação, que elevou para nove o número de jogos sem perder.
O GOLEADOR – Tiago Dias, do Cartaxo, e Tiago Capeto, do União de Almeirim, somam e seguem na luta pelo título de melhor marcador. Cada um deles apontou um “bis” na jornada deste fim-de-semana, deixando para trás Pedro Emanuel, do Fátima.