O Centro Humanitário Abrantes/Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai dispor de um Gabinete de Apoio Psicossocial direcionado a pessoas com demências e suas famílias. Com este gabinete pretende-se criar um apoio de proximidade, que consiste em avaliar as funções cognitivas do doente com Alzheimer ou outras demências, conhecendo as capacidades preservadas e as comprometidas, para que possa usufruir de um plano de reabilitação cognitiva, com o objetivo de maximizaras funções e estabilizar o mais possível o processo de deterioração, para que as pessoas sejam o mais autónomas possíveis, viver mais anos e com melhor qualidade de vida.
Pretende-se ainda prestar apoio a cuidadores e familiares que interagem diretamente com o doente, de modo a informar sobre a doença, as suas alterações e manifestações, tal como fornecer estratégias para lidar com as exigências quotidianas e também prestar um apoio psicológico individualizado. Como forma de prevenção e destinado a pessoas onde há ausência de doença e onde se verifica um envelhecimento cerebral normal, realizar rastreios cognitivos, sessões de estimulação cognitiva (“Exercitar o Cérebro”) e acompanhamentos neuropsicológicos.
Para iniciar a atividade deste gabinete e como forma de prevenir as demências, esta entidade irá realizar Rastreios Cognitivos, em Abrantes, no dia 6 e em Tomar no dia 13 de Fevereiro, com a presença de um especialista da área da Neuropsicologia. Estes rastreios destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, que tenham queixas de esquecimento, ou sejam, que tenham alterações de memória que afetam o seu dia-a-dia. Estas queixas devem ser levadas a sério e a sua deteção precoce pode ajudar a reverter a sua evolução ou a indicar o início de Doença de Alzheimer. Assim, Prevenção é a palavra de ordem! Para marcações (rastreio ou consultas) e informações, contatar através do número 241 372 910 ou dirigir-se à secretaria do Centro Humanitário em Abrantes (Rua D. Afonso Henriques, n.º 8).